Piero della Francesca – A NATIVIDADE

Autoria de LuDiasBH

baleia1234567

Em sua Natividade, o pintor Piero della Francesca apresenta-nos uma cena bastante simples, em que mostra a Virgem com seu Menino e os anjos, tendo por fundo a paisagem de uma cidade com suas montanhas e árvores.

O grupo encontra-se num abrigo em ruínas, com as paredes laterais pela metade e o telhado grosseiro está escorado por dois paus. A Virgem está ajoelhada diante do Menino. Trata-se de  uma mulher graciosa com seu vestido e manto azuis. Ela tem os cabelos presos e traz no pescoço um singelo colar. O Menino Jesus, nu, deitado sobre um colchãozinho azul, levanta os braços pequeninos para a mãe, que responde seu gesto apenas com um olhar.

À direita da Virgem, cinco anjos músicos fazem um concerto, festejando a chegada de Jesus. Três deles são instrumentistas, enquanto dois, que aparentam ser mais singelos, são cantores. Imbuídos que estão em seu ofício, eles formam um grupo aparentemente centrado apenas no seu papel.

José, esposo da Virgem, está assentado detrás dela, sendo visto de perfil. Ele se encontra em silêncio, centrado em seus pensamentos.  Dois pastores com seus cajados, vistos quase de frente, apresentam-se à sua direita. Um deles ergue o braço apontando para a estrela que os guiou até ali, mas que se encontra ausente da pintura.

Ao fundo, o jumentinho levanta a cabeça zurrando, enquanto o boi parece acompanhar a cena com atenção. A presença dos dois animais traz à composição uma certa ingenuidade e pureza. A choupana, quase que centralizada na composição, deixa ver, de ambos os lados, pedaços da paisagem, composta por árvores, rochas e água, à esquerda, e uma cidade, à direita. Sobre o telhado da choupana encontra-se um pássaro, que parece acompanhar toda a cena.

Em A Natividade, as figuras angelicais e humanas de Piero della Francesca estão maravilhosamente inseridas contra um panorama rural, que se perde ao longe. A obra é simples, mas sublime.

Ficha técnica:
Ano: 1470
Dimensões: 124,5 x 123 cm
Técnica: óleo sobre madeira
Localização: National Gallery, Londres

Fontes de pesquisa:
Cristo na Arte/ Manuel Jover
Enciclopedia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *