Piero di Cosimo – IMACULADA CONCEIÇÃO COM SANTOS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

icocosa

A pintura A Imaculada Conceição com Santos, também conhecida como A Encarnação de Jesus, é uma obra do pintor italiano Piero di Cosimo (1462-1521), cujo nome original era Piero di Lorenzo. Estudou com Cosimo Rosseli, tendo, inclusive, trabalhado com seu mestre nos afrescos da Capela Sistina, em Roma. Foi em homenagem a ele que adotou o sobrenome Cosimo. Recebeu influência da pintura de Leonardo da Vinci e de Filippino Lipi. Trabalhou também com peças decorativas de interior. Era tido como uma pessoa excêntrica e muitas vezes reclusa.

A cena acontece ao ar livre. A Virgem ocupa a parte central do quadro, de pé sobre um pedestal de mármore, decorado com as figuras da Anunciação. Ela usa um vestido vermelho e um manto azul com forro verde. Um longo véu desce-lhe pela cabeça e ombros, passando por seu braço direito e caindo ao lado de seu corpo, quase até o pedestal. Seus olhos estão voltados para o céu, onde se encontra o Espírito Santo, em forma de pomba, liberando uma nuvem de luz, e pairando acima de sua cabeça. A mão na barriga significa que ela já está grávida do Filho de Deus. Seu livro de orações está caído ao chão, semiaberto.

À esquerda da Virgem estão os santos: Pedro Apóstolo, segurando uma gigantesca chave e um livro, Antônio Pierozzi, com os olhos voltados para o céu, ambos de pé, e Margarida, ajoelhada, com uma cruz e um rosário nas mãos. À direita encontram-se os santos: João Evangelista, apontando para Jesus presente no ventre da Virgem Maria, Filipe Benizzi, segurando um ramo com lírios, que simbolizam a pureza e a virgindade de Maria, ambos de pé, e Catarina de Alexandria, ajoelhada, segurando um livro, que marca com o dedo indicador, e uma peça da roda de seu martírio. As duas santas ajoelhadas formam, junto com Maria, uma composição triangular.

O artista acrescentou, à cena principal, três outras, como se estivessem acontecendo ao mesmo tempo. No lado esquerdo da pintura, na parte superior, estão representadas a Natividade e a Anunciação aos Pastores, enquanto à direita, também na parte superior, está a Fuga para o Egito. Atrás da Virgem vê-se uma paisagem. A composição é extramente equilibrada.

Ficha técnica
Ano: c. 1500

Técnica: têmpera e óleo sobre madeira
Dimensões: 206 x 172 cm
Localização: Galleria deglu Uffizi, Florença, Itália

Fontes de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador

1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
http://it.cathopedia.org/wiki/Immacolata_Concezione_tra_Santi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *