Portinari – CATEQUESE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH
catequese port.

Catequese, obra do pintor brasileiro Candido Portinari, é uma das pinturas que compõem o ciclo sobre a América Latina, formado também pelas composições Descobrimento, Desbravamento da Mata e Descoberta do Ouro, que ornamentam a Biblioteca do Congresso de Washington, EUA.

Em primeiro plano, estão três índias, todas elas agigantadas, em volta da figura de um jesuíta, que se mostra numa postura de extrema candidez. Uma delas está de pé, com um cesto de frutas na cabeça. A maior delas está assentada, de frente para o religioso, a ouvi-lo com atenção. O vermelho de seu colar chama a atenção para seu grosso pescoço. A menor das três, de vestido branco, parece tocar o jesuíta, enquanto olha para fora da tela. Os rostos femininos estão na sombra e se mostram indefinidos. Um garotinho, em primeiro plano e voltado para o observador, encontra-se aos pés do grupo.

À esquerda dos novos cristãos, outro jesuíta traz um indiozinho desnudo nos braços, com o rosto coberto por tinta de urucum, e, que o envolve com o braço direito. Mais ao fundo, à direita do mesmo grupo, outro jesuíta aparece segurando a mão de um garotinho indígena, vestindo uma camisola azul. Todas as figuras estão descalças.

Ao fundo da composição, estão três canoas com cinco índios em cada uma, navegando pelo rio de águas azuis, enquanto outras seis encontram-se ancoradas. Vários objetos estão presentes no mural: corda, escada, botija de barro, pilão, baú e até mesmo uma vaca, que parece observar a cena. Eles fazem uma referência à civilização dos índios. Não existe a presença do céu.

Ficha técnica
Ano: 1941
Técnica: pintura mural a têmpora
Dimensões: 494 x 463 cm
Localização: Acervo da Biblioteca do Congresso, Washington, EUA

Fonte de pesquisa
Portinari/ Coleção Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *