Poussin – FESTIM ORGÍACO…

Autoria de LuDiasBH

fesor

A composição mitológica Festim Orgíaco diante de uma Estátua de Pan, também conhecida como Bacanal diante da Imagem de Pan, ou simplesmente Bacanal, é uma obra do pintor francês Nicolas Poussin. Existem outras cópias semelhantes.

A cena desenrola-se da esquerda para a direita, em direção à estátua sem braços de Pan, deus dos bosques, campos, rebanhos e pastores, que se encontra debaixo de um denso conjunto de árvores, à esquerda, sendo que, à direita, vê-se uma paisagem montanhosa.

Homens nus e mulheres (ninfas) seminuas brincam com um fauno (divindade mitológica metade homem e metade bode), visto abraçando uma jovem mulher com roupa amarela, caída à direita, em primeiro plano, que tenta se desvencilhar dele. Atrás do fauno libidinoso, uma jovem de azul faz menção de bater com uma jarra em sua cabeça.

A última mulher do grupo, vestida de azul, enquanto dança com um homem trajando um manto amarelo e com outro homem nu, volta-se para trás e espreme uvas, enchendo com suco a xícara branca de uma criança, que tem outra às suas costas, também ambicionando o suco dos deuses. Um bebê dorme em meio ao tumulto. E o que parece ser uma quarta criança, à esquerda da estátua, bebe suco (ou seria vinho?) numa enorme tina. Duas coroas de flores são vistas no chão, em primeiro plano, à esquerda.

Ficha técnica
Ano: c. 1633
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 99,5 x 142,9 cm
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
Poussin/ Tachen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *