Rivera – A OPERAÇÃO

Autoria de LuDiasBH

aoper

A pintura A Operação é um obra do pintor mexicano Diego Rivera, feita em Paris, e um dos seus últimos trabalhos, antes de deixar a Europa. Através da organização das figuras presentes na cena, do anonimato das pessoas e de seu trabalho técnico,  tendo como temática a vida, o pintor, sem o saber, já se encaminhava para a composição de murais, o que viria a consagrá-lo posteriormente, embora se trate de uma tela pequena.

Esta pintura tomou como base um estudo feito na clínica do Dr. Jean-Luis Faure, irmão de um amigo de Diego Rivera, chamdo Élie Faure, que era médico e historiador de arte. A cena mostra uma operação numa sala de hospital. Em torno da mesa cirúrgica, onde se encontra o paciente, um cirurgião, com o que parece ser um coração na mão direita, e seu auxiliar, um de frente para o outro, devidamente vestidos, mostram-se atentos ao trabalho. Além dos assistentes, há também a presença de espectadores, todos ligeiramente inclinados e voltados para o centro do quadro, onde se realiza a operação. Sobre o lençol branco que cobre o paciente estão três instrumentos cirúrgicos usados pelo cirurgião.

Tempos depois, em 1925, Rivera modificou a cena e incorporou-a a um mural para a Secretaria de Educação Pública, na Cidade do México.

Ficha técnica
Ano: 1920
Técnica: óleo sobre linho
Dimensões: 45 x 62 cm
Localização: coleção particular

Fonte de pesquisa
Gênios da Pintura/ Abril Cultural
http://mamfa.com/exhibition-catalogs/diego-rivera-drawings-and-watercolors

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *