Rousseau – EU PRÓPRIO, RETRATO-PAISAGEM

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

eprepra

Isto é a verdade… O futuro… Isto é a essência da pintura! (Paul Gauguin)

A composição Eu Próprio, Retrato Paisagem é uma obra do pintor francês Henri Rousseau. Esta obra teve grande importância para o grupo de Apollinaire, para Delaunay e para o movimento dadaísta de Berlim, sendo muito admirada pelo pintor Paul Gauguin.

O próprio pintor é a figura principal da composição. Ele se mostra postado no meio da pintura, parecendo uma colagem, de frente para o observador e de costas para a ponte metálica sobre o rio Sena. Em seu derredor jaz seu mundo imaginário. Extremamente empertigado, usa um terno preto sobre uma camisa branca, da qual só se vê um pequeno triângulo na gola e uma diminuta parte do punho direito, trata-se do uniforme do artista tradicional. Vê-se uma medalha na lapela. Usa uma boina preta com um debrum vermelho.

Rousseau traz na mão esquerda uma paleta de tintas e na direita um pincel, como se quisesse mostrar ao mundo que era um pintor, pois ele tinha orgulho desse seu novo trabalho, como mostra seu agigantamento, que se sobrepõe a Torre Eiffel, vista atrás do mastro do barco, atingindo a altura do balão que veleja por um céu azul com esparsas nuvens. O pintor mostra, ao mesmo tempo, sua glória e a modernidade de Paris.

Um conjunto de bandeiras aparece à direita do artista, decorando o mastro de um enorme barco. Somente duas delas são conhecidas: a bandeira francesa e a inglesa, sendo as demais imaginárias. Demonstrariam elas o desejo que o pintor tinha de ser reconhecido mundialmente? Rousseau tinha 46 anos à época. Na sua paleta, ele faz uma homenagem às suas duas esposas: Clémence, a primeira, morta pela tuberculose aos 37 anos, e Josephine. Ali está escrito: “Clémence et Josephine”. Em razão do gigantesco tamanho do retratado, um casal, que observa as águas do rio Sena, onde está ancorado um grande barco, mostra-se minúsculo.

Ficha técnica
Ano: 1890
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 143 x 110 cm
Localização: Nárdone Galerie, Praga, República Checa

Fontes de pesquisa
Rousseau/ Editora Taschen
http://www.theartstory.org/artist-rousseau-henri-artworks.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *