Sassetta – O ENCONTRO DE SANTO ANTÃO E…
Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

                          

As duas composições acima, denominadas O Encontro de Santo Antão  e São Paulo (à esquerda) e Santo Antão Distribuindo sua Riqueza aos Pobres (à direita), são obras do pintor gótico italiano, batizado como Stefano di Giovanni (1392 – 1450), mais conhecido como Sassetta e tido como um dos mais renomados pintores de Siena no século XV.

As duas belas cenas referentes à vida de santo Antão (ou Antônio) passaram por muitas discussões até serem atribuídas ao referido artista, mas com a participação de dois de seus assistentes, o que mostra diferentes níveis de qualidade nas obras. Contudo, ainda existem dúvidas por parte de alguns historiadores da arte em relação à autoria destas obras.

A primeira obra mostra a busca de Santo Antão por um eremita mais velho do que ele. Apresenta um denso bosque, e contém três cenas, separadas uma da outra por um monte e, depois, por um grupo de árvores, mas todas as três são unidas pela estrada sinuosa. São elas:

1ª – Santo Antão inicia a sua caminhada, no alto à esquerda, em busca de São Paulo;
2ª – Santo Antão encontra-se com o centauro, símbolo do mundo pagão, e abençoa-o;
3ª – Santo Antão encontra-se com São Paulo à entrada de uma gruta, onde se abraçam.

No segundo quadro são vistas duas cenas com Santo Antão que se apresenta bem vestido. Na primeira, ele é visto dentro de seu palácio de janelas góticas, de perfil, descendo as escadas e trazendo nas mãos uma bolsa com dinheiro. Na segunda, ele já se encontra na rua, distribuindo dinheiro aos pobres. À sua frente está uma viúva com um filho nos braços e outro encostado a ela, com a mão estendida para o santo. Um homem curvado é visto à sua esquerda. Atrás são vistos dois homens cegos, um deles está sendo conduzido por cãozinho.

Ficha técnica
Ano: c.1440
Técnica: painéis
Dimensões: 47,5 x 34,5 (cada um)
Localização: Galeria Nacional de Art, Washington, EUA

Fontes de pesquisa:
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura ocidental/ Könemann
http://www.wga.hu/html_m/m/master/osservan/anthony2.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *