Simone Martini – CRISTO CARREGANDO A CRUZ

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

Simone Martini (c. 1284 -1344) foi um dos mais famosos mestres do Gótico de Siena, tendo sido muito admirado em sua arte. Trabalhou para o Rei Roberto d’Anjou e foi amigo do poeta Francisco Petrarca. Recebeu influências dos pintores Duccio e Giotto e do escultor Giovanni Pisano, assim como da arte francesa. Sua obra tornou-se admirada pela elegância, sensibilidade e lirismo, ultrapassando as fronteiras italianas. É também tida como a mais importante do século XIV.

A composição intitulada Cristo Carregando a Cruz, obra de Simone Martini, é um pequeno painel que antigamente fazia parte de um retábulo representativo da “Paixão de Cristo”, mas que atualmente tem as suas partes separadas. Apesar de seu pequeno tamanho, esta pintura apresenta inúmeros personagens. Os muros da cidade de Jerusalém, vistos em perspectiva de baixo, à esquerda, contrastam com a multidão que acompanha Cristo e, que parece formar uma cruz. O grupo desce um declive. Um homem de chapéu ajuda a levar a Cruz, simbolizando toda a humanidade em seu sofrimento.

O grupo colorido de pessoas, algumas delas descendo uma escada, segue o Mestre que carrega uma pesada cruz de madeira, sendo empurrado por um verdugo e puxado pelo pescoço por outro em direção ao Gólgota. À sua esquerda, um grupo de soldados armados com lanças, está pronto para agir. O rosto humanizado de Jesus é de extrema angústia e tristeza. Ele usa um manto vermelho-vivo com dourado na barra e nas mangas. Sua auréola, maravilhosamente trabalhada, paira atrás de sua cabeça. O Salvador é o foco da composição, postado na parte central inferior da pintura.

Usando um manto azul sobre um vestido vermelho, segue a Virgem Maria com os braços erguidos em direção a Jesus, sendo interceptada pelo escudo de um dos inimigos de seu Filho, de costas para o observador, usando uma vestimenta dourada, muito bem trabalhada. Maria Madalena, usando um vestido vermelho, e ainda na escada, abre os abraços e a boca em sinal de grande sofrimento. Apóstolos e pessoas do povo seguem o Mestre, assim como seus inimigos. Duas crianças são vistas no canto inferior da composição.

Simone Martini em sua sensibilidade conseguiu criar diversos tipos de expressão: surpresa, tristeza, desespero, sofrimento, raiva, indiferença, bestialidade… O artista também estabelece um diálogo pictórico entre Cristo e Maria Madalena, ao usar o mesmo vermelho brilhante de suas roupas.

Ficha técnica
Ano: c. 1335
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 25 x 16 cm
Localização: Museu do Louvre, Paris, França

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
image: http://www.rivagedeboheme.fr/medias/images/simone-martini.-le-portement-de-croix-

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *