Simone Martini e Lippo Memmi – A ANUNCIAÇÃO

Autoria de LuDiasBH

martini

A pintura Anunciação é obra dos pintores italianos Simone Martini e seu cunhado LippoMemmi. Mas não se sabe com exatidão qual foi a parte feita por um e por outro. Presume-se que Martini pintou o painel central e Memmi os laterais com os santos (Ansanus e Margareth) e os medalhões com os profetas (Jeremias, Ezequiel, Isaías e Daniel), na parte superior. Tal retábulo foi feito para ornamentar a Capela de San Ansano da Catedral de Siena. A cena acontece num cenário não realista, ricamente decorado em ouro. As duas figuras delgadas, centrais, são líricas e magnificentes.

Simone Martini (c. 1284-1344) foi um dos mais famosos mestres do Gótico de Siena, tendo sido muito admirado em sua arte. Trabalhou para o Rei Roberto d’Anjou e foi amigo do poeta Francisco Petrarca. Recebeu influências dos pintores Duccio e Giotto e do escultor Giovanni Pisano, assim como da arte francesa. Sua obra tornou-se admirada pela elegância, sensibilidade e lirismo, ultrapassando as fronteiras italianas. E é tida como a mais importante do século XIV.

Em sua composição, Maria encontra-se majestosamente assentada em sua cadeira decorada. Encontra-se visivelmente surpresa com a chegada do anjo. Segura na mão esquerda um livro vermelho, entreaberto pelo polegar, como se o estivesse lendo anteriormente. Seu corpo está inclinado para a esquerda e a cabeça voltada para a direita. Com a mão direita, ela segura a gola de seu manto. O anjo, com asas ricamente trabalhadas, tem na cabeça uma coroa de oliveira e traz na mão esquerda um ramo da mesma planta, simbolizando a sua missão de anunciador.

No centro da composição, na parte superior, um medalhão com uma pomba dentro e envolto por anjos, simboliza a presença do Espírito Santo. E na parte inferior, um primoroso vaso com cinco ramos de lírios brancos representa a pureza de Maria.

Nesta pintura, a beleza dos gestos cria uma espécie de arabesco,  parecidos com os das esculturas hindus e com as figuras japonesas e também com as iluminuras francesas.  É tida como uma das mais belas obras-primas da arte gótica.

Ficha técnica:
Ano: 1333
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 184 x 210 cm
Localização: Galleria degli Uffizi, Florença, Itália

Fontes de pesquisa:
1000 obras-primas da pintura europeia/ Edit. Könemann
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *