Ticiano – A BACANAL

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Autoria de Lu Dias Carvalho

o bacanal

A composição denominada A Bacanal (festa em honra de Baco) é uma obra-prima do pintor italiano Tiziano Vecellio, conhecido por Ticiano. O artista pintou mais outras duas versões desta obra, usando como temática a mitologia clássica. Aqui ele apresenta a chegada de Baco, deus do vinho, à praia. São dezoito os personagens presentes na pintura, habitantes de Andros.

Baco encontra-se na sua nau com velas brancas, ainda no mar, ao fundo da composição, já bem próximo da Ilha de Andros, onde se encontram seus seguidores, alguns deles já bem embriagados, como comprova o velho dormindo à direita. Eles estão bebendo de um rio existente na ilha, cujo líquido é  vinho e não água. Jarras e potes estão por todo lado. Chama a atenção do observador, em especial, a figura feminina branca e nua, no canto inferior direito da tela, de uma ninfa embriagada que, deitada, joga a cabeça para trás. Pode ser uma referência a Ariadne, abandonada na ilha de Nexos por Teseu ou a Vênus.

A figura masculina de branco, no meio da composição, levanta uma jarra de vinho acima da cabeça, meio desequilibrada,  mostrando a finalidade da bacanal. Nenhuma das figuras exerce qualquer contato visual com o observador, mantendo-o fora do grupo. A paisagem onde se insere os bacânticos é de grande beleza. Ao fundo está o mar azul com seus penhascos azulados.O céu azul está cheio de densas nuvens brancas.

Segundo a mitologia Baco era filho de Júpiter e Sêmele que, quando estava grávida, exigiu que Júpiter aparecesse na sua presença para que ela pudesse ver o verdadeiro aspecto do pai do seu filho. Quando finalmente ele apareceu em todo o seu esplendor, Sémele, como era uma pobre mortal, não pôde suportar tal visão e caiu fulminada. Com a morte da mãe, Baco foi entregue às ninfas para que dele cuidassem em sua infância. Após se transformar em homem, aprendeu como cultivar a vinha e como extrair o suco da uva.

Baco era o nome que os romanos davam ao deus grego Dionísio. É tido como o deus do vinho, da ebriedade, dos excessos, especialmente sexuais, e da natureza. Mas também exercia boas influências sociais, sendo tido como promotor da civilização, legislador e amante da paz.

Ficha técnica
Ano: 1523-1525
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 175 x 193 cm
Localização: Museu do Prado, Madri, Espanha

Fontes de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
Localização: Museu do Prado, Madri, Espanha
Ticiano/ Taschen
Mitologia/ Thomas Bulfinch
Mitologia/ LM

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