Veronese – JUNO DESPEJA SEUS PRESENTES…

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

judesepre

A composição Juno Despeja seus Presentes sobre Veneza é uma obra do pintor maneirista italiano Paolo Veronese. Faz parte da decoração do majestoso Palácio Ducal. Fica sobre o teto da Sala do Conselho dos Dez. Ao artista cabia, com sua obra laudativa, simbolizar a pujança da cidade de Veneza. Como mostra a pintura em questão, o pintor aparece, que à época tinha apenas 21 anos, sobretudo, como um exímio colorista, encantando os venezianos.

Na pintura, a deusa romana Juno, esposa de Júpiter e rainha dos deuses do Olimpo, conhecida na mitologia grega como Hera, personifica a cidade de Veneza. Ela se encontra numa nuvem dourada, de onde arremessa, tirando de dentro do chapéu do doge (magistrado supremo da antiga república de Veneza), coroas de ouro e pedras preciosas, joias e moedas de ouro, sobre a cidade de Veneza. Uma coroa de louros simboliza a paz, enquanto as joias dizem respeito ao poder real, glória e riqueza.

Abaixo da deusa Juno encontra-se uma jovem loira, bela e rica, que é a alegoria de Veneza, sentada sobre um leão, que por sua vez é o símbolo tradicional de São Marcos.

Ficha técnica
Ano: 1553

Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 365 x 147 cm
Localização: Sala do Conselho Dos Dez, Palácio Ducal, Veneza, Itália

Fontes de pesquisa
Veronese/ Abril Cultural

1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *