Vicente do Rego Monteiro – O CAMBITEIRO

Autoria de LuDiasBH

cambi

A composição O Cambiteiro é uma obra do pintor brasileiro Vicente do Rego Monteiro, cuja temática é nordestina. Segundo o dicionário Aurélio, “cambiteiro é o indivíduo empregado para transportar, em costas de animais, lenha, cana-de-açúcar, capim, etc.”. O “cambito”, por sua vez, é o nome que se dá ao gancho de madeira duplo que, posto sobre a cangalha dos animais, serve para transportar ou cambitar (carregar em cambitos).

A pintura apresenta três diferentes planos:

  • no primeiro encontram-se as figuras do rapaz e do animal;
  • no segundo erguem-se as montanhas;
  • no terceiro está o céu.

A tela apresenta um jovem rapaz conduzindo seu burrinho. É o cambiteiro. Encontra-se vestido de branco, camisa e calça dobrada no joelho, com um cinto de couro abaixo da cintura, prendendo as calças e segurando uma capanga atrás, dentro da qual desponta o cabo de uma faca. Na cabeça o moço traz um chapéu de couro, preso ao queixo. A mão direita segura um chicote, cujo cabo forma a diagonal principal, à qual se agregam outras linhas. A posição das pernas do homem e das pernas do animal indica que eles estão em movimento.

O animal, à frente do rapaz, segue livremente com sua carga. O par de cambitos é responsável por segurar os feixes de palha. O primeiro cambito posiciona-se no centro da tela, dividindo-a verticalmente.

Montanhas escuras levantam-se ao fundo. O chão, por onde passam o moço e o burro, e as montanhas são formados por diagonais que se cruzam. Em primeiro plano, na base inferior da composição, erguem-se algumas plantinhas. Em meio às montanhas encontra-se o céu azul. Excetuando a cor da vestimenta do rapaz e a do céu, a cor ocre, em “dégradé”, compõe a tela.

Ficha técnica
Ano: 1961
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 99 x 72 cm
Localização: Acervo da Fundação Joaquim Nabuco, Recife, Brasil.

Fontes de pesquisa
Vicente do Rego Monteiro/ Coleção Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *