Vídeo – O EMBARQUE PARA CITERA – Watteau

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

A composição denominada O Embarque para Citera é uma obra do pintor francês Jean-Antoine Watteau. É do tipo conhecido como “Fête Galante”, pois retrata uma festa ao ar-livre, tendo como personagens membros da sociedade cortesã do século XVIII. Há grande harmonia entre a natureza e as pessoas presentes. Esta obra é tida como uma das mais belas do estilo Rococó que vigorou em todas as artes, na primeira metade do século XVIII. Outro trabalho, com a mesma temática, e com poucas diferenças deste, encontra-se em Berlim, na Alemanha.

O tema da composição é a visita de um grupo de pessoas apaixonadas ao santuário da deusa Vênus (ou Afrodite), na ilha de Citara. Os casais estão elegantemente vestidos com trajes da época. Encontram-se situados entre a estátua da deusa do amor, à direita,  e o barco do amor, à esquerda, em dois planos diferentes. A cena é ambientada num final de tarde, com o dourado do sol espalhando-se numa atmosfera arcádica. Inúmeros anjinhos, conhecidos como “putti”, espalham-se por toda a obra…

Obs.: Conheça mais sobre a pintura O Embarque para Citera, acessando o texto completo no link:  Watteau – O EMBARQUE PARA CITERA e depois assista ao vídeo – https://www.youtube.com/watch?v=CwrPFiD1xI0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *