Autoria de Lu Dias Carvalho
Aprendemos que Brunelleschi (arquiteto e escultor) e Donatello (escultor) — ambos artistas italianos do Renascimento — são tidos como mestres importantíssimos para seu tempo. O pintor italiano renascentista Masaccio gozava dessa mesma importância no campo da pintura. Foi ele o responsável por tornar mais compreensível para seus colegas florentinos muitos dos êxitos matemáticos de Brunelleschi. Esses três artistas são vistos como a síntese do sucesso do Renascimento, ao romper com as fronteiras da convenção e fazer uso de técnicas inovadoras, combinando-as com as tradições antigas (greco-romanas). Estudaremos hoje uma pintura — obra do magistral Masaccio — que foi uma das primeiras criadas de acordo com essas regras matemáticas. Primeiramente é necessário acessar Masaccio – A SANTÍSSIMA TRINDADE e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.
Obs.: Os participantes devem ler integralmente o texto indicado pelo link, para aguçar a sua capacidade de interpretação de obras.
- Os gregos compreenderam o uso do escorço, os pintores helenísticos eram hábeis em criar a ilusão de profundidade, mas somente……………… foi capaz de criar as leis matemáticas em relação à distância de objetos e pessoas na pintura.
- Giotto di Bondone
- Fra Angelico
- Simone Martini
- Fillipo Brunelleschi
- O grande mural intitulado A Santíssima Trindade encontra-se localizado na Igreja de Santa Maria Novella, na cidade de ………………, Itália, sendo tido como uma das obras que deram início à pintura renascentista.
- Veneza
- Roma
- Florença
- Milão
- Foi a primeira vez em que o espaço …………. foi projetado na pintura.
- tridimensional
- bidimensional
- plano
- sideral
- Ao ver o mural, tamanha era a perfeição do uso da perspectiva linear empregada por Masaccio que as pessoas pensavam que:
- A obra poderia despencar sobre a cabeça delas.
- Havia sido aberta uma cavidade na parede e erguida uma capela.
- As figuras maciças de grande simplicidade e beleza sairiam a caminhar.
- A presença do esqueleto tinha por finalidade assustar os cristãos.
- O único gesto presente na pintura é o………………….
- de São João enlaçando as mãos.
- do doador indicando a esposa.
- da Virgem apontando para Jesus.
- da mulher indicando o esposo.
- O enquadramento em perspectiva das figuras de Masaccio repassa a sensação de que elas……….
- estão vivas.
- estão se mexendo.
- parecem mitológicas.
- parecem estátuas.
- A abóbada, as colunas e as pilastras lembram a arquitetura……………… tão buscada pelos renascentistas italianos.
- clássica
- gótica
- egípcia
- românica
- A obra acima apresenta três planos. No superior encontram-se:
- Deus Pai, Deus Filho e a Virgem.
- Deus Pai, Deus Filho e o Espírito Santo.
- São João Evangelista, Deus Filho e a Virgem.
- O casal de doadores e São João Evangelista.
- Na base da composição encontra-se um sarcófago, onde foi pintado um esqueleto — representando todos os seres humanos — com uma inscrição: “O que és, já fui eu; o que sou, tu virás a ser”.
Marque a alternativa que mais condiz com a inscrição:
- “ Fui ontem o que você é e sou agora o que serás.”
- “Se não mudares, teu fim será como o meu.”
- “O que és, jamais fui eu; o que sou, tu nunca serás.”
- “O que sou hoje, serás amanhã, se buscares o bem”.
- Este mural de Masaccio é tido como uma das obras que deram início à pintura………….
- gótica
- românica
- helenística
- renascentista
Gabarito
1.d / 2.c / 3.a / 4.b / 5.c / 6.d / 7.a / 8.b / 9.a/ 10.d
Obs.: Conheça a vida do artista acessando o link abaixo:
Mestres da Pintura – MASACCIO
Views: 58