AMARELO, VERMELHO E AZUL (Aula nº 101 A)

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

A composição intitulada Amarelo, Vermelho e Azul é uma obra abstrata do artista russo Wassily Kandinsky que se encantou com a associação entre cor e música. É tida como uma das mais importantes da Arte Abstrata. Seu título enumera as três cores primárias (amarelo, vermelho e azul), cores essas presentes em grande escala no quadro, acompanhadas de muitas outras. Aí também se encontram triângulos, quadrados, retângulos e círculos, além de elementos abstratos.

Os elementos presentes na tela estão flutuando. As formas coloridas. assim como os sinais pretos postados acima delas, flutuam diante de um espaço fulgurante. Algumas formas são transparentes, enquanto outras sugerem uma ordem especial, principalmente à esquerda. O fundo é também colorido. A metade esquerda do quadro apresenta-se clara e leve, enquanto a metade direita mostra reflexos pictóricos, cores escuras e densas. Uma nuvem de cor púrpura espalha-se pelas laterais do lado esquerdo.

Uma pequena grade de cores (contendo todas as cores presentes na pintura) é vista à direita, embaixo. O que aparenta ser um sol nublado ocupa a parte superior central da composição. Uma grande linha preta sinuosa aparece à direita. Um grande círculo à direita – a forma mais perfeita e harmoniosa das figuras geométricas elementares – está pintado com a cor azul. E um retângulo luminoso à esquerda recebe um amarelo-claro. As cores não obedecem a um padrão específico na composição e os objetos presentes não são claramente reconhecíveis.

A música foi muito importante na busca dos artistas abstracionistas que sabiam que os compositores eram capazes de levar seus ouvintes a outras dimensões, sem fazer uso da representação direta da natureza. E se a música era capaz de ser abstrata, ordenada e emocional, a arte também poderia ser. A pintura poderia se uma espécie de música visual, pensavam eles. Kandinsky foi o maior exemplo dessa aplicação, inclusive usou a terminologia musical (composições, improvisações e impressões) para nomear muitos de seus quadros.

Ficha técnica
Ano: 1925
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 1,27 m x 2 m
Localização: Coleção de Nina Kandinsky

Fonte de pesquisa
Tudo sobre arte/ Editora Sextante

6 comentaram em “AMARELO, VERMELHO E AZUL (Aula nº 101 A)

  1. Hernando Martins Autor do post

    Lu

    Esta composição abstrata do artista russo Kandinsky é bonita e alegre. Ele utilizou formas geométricas, triângulo, quadrados,círculos, linhas definidas num plano assimétrico, mas organizado com cores muito bem combinadas, remetendo uma lembrança da tecnologia, da matemática e da física. Ressaltando que essa obra foi criada num período muito fértil do desenvolvimento científico e tecnológico em 1925.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Hernando

      A criação de Kandinsky foge a tudo aquilo visto em outros estilos de arte. Ele foi responsável por uma grande guinada da História da Arte.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  2. Marinalva Autor do post

    Lu
    “Amarelo, Vermelho e Azul” do pintor russo Wassily Kandinsky, 1925, com figuras geométricas e cores fortes, elementos abstracionistas, revela a intenção do autor em explicar o que não se via e não era percebido.Pretendia atingir efeitos visuais com figuras simples e a agressividade das cores. É visível a oposição em suas obras às visões do conservadorismo e do tradicionalismo . Valorizou as formas e deu muita ênfase às cores.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Marinalva

      Kandinsky, artista russo, foi um dos mais comprometidos com a Arte Abstrata, tendo se embrenhado em pesquisas na tentativa de criar uma composição que fugisse do convencional.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  3. Adevaldo R. de Souza

    Lu

    Maravilhosa composição de Wassily Kandinsky que com seu talento mostra uma obra com poesia, sons, música, cores e elementos abstratos. O azul está reservado ao círculo com forma perfeita que contrasta com o amarelo claro e luminoso de um retângulo. Na composição as cores vivas com contrastes refinados nos transmitem confiança e otimismo e nos convida a sonhar e associar livremente. O quadro combina com vários estilos de decoração em uma dinâmica harmoniosamente suave que certamente usaria em minha sala de estar.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Adevaldo

      É realmente uma composição maravilhosa, capaz de enriquecer qualquer ambiente.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.