Morisot – DIA DE VERÃO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

Seu nome e seu talento já são muito importantes para nós, para que possamos prescindir dela. (Edgar Degas)

A impressionista francesa Berthe Morisot (1841 – 1895) veio de uma influente família. Seu pai era administrador e formado em arquitetura e sua mãe era sobrinha-neta de Jean-Honoré Fragonard, famoso pintor do Rococó. Foi copista do Museu do Louvre, onde teve a oportunidade de conhecer muitos artistas e professores como Camille Corot, pintor de paisagens. Foi sob a influência dele que ela começou a pintar ao ar livre. Foi a primeira mulher a fazer parte do grupo dos impressionistas. É tida como uma das grandes pintoras do Impressionismo, juntamente com Marie Bracquemond e Mary Cassatt. Seus trabalhos foram muito importantes na inovação deste estilo. Foi casada com Eugène Manet, irmão do pintor Édouard Manet.

A composição intitulada Dia de Verão é uma obra da artista que mostra uma cena ao ar livre. Duas mulheres elegantemente vestidas estão fazendo um passeio pelo lago, dentro de um barco descentralizado, ocupando todo o primeiro plano. A que se encontra à direita, vestindo um casaco azul, tem parte do corpo cortado pela margem da tela. Ela observa atentamente os cisnes nadando no lago. A jovem à direita, com as mãos cruzadas e com uma sombrinha descansando em seu colo, olha atentamente para o observador.

A obra repassa a impressão de que a cena foi rapidamente capturada pelos pinceis da artista. A presença de uma pequenina carruagem puxada por cavalos, passando rapidamente ao longo da margem do lago, no espaço centralizado entre as duas cabeças das mulheres, reforça tal impressão. A artista usou pinceladas rápidas em ziguezague para pintar as aves, os reflexos no lago e as duas mulheres que aparecem em outras obras suas. Seu nome foi escrito na madeira do barco.

Ficha técnica
Ano: 1879
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 45,7 x 75,2 cm        
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha

 Fontes de Pesquisa:
Impressionismo/ Editora Taschen
https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/berthe-morisot-summers-day
http://www.impressionism.org/teachimpress/browse/lesson4.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *