O JURAMENTO DOS HORÁCIOS I (Aula nº 77 A)
Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

                                                        (Clique na imagem para ampliá-la.)

Essas marcas de heroísmo e virtude cívica, apresentadas aos olhos do povo, eletrizarão a alma e plantarão as sementes da glória e da lealdade à pátria. (Jacques-Louis David)

Esta é uma das composições mais famosas do pintor francês Jacques-Louis David (1748-1825), que tinha apenas 17 anos quando a pintou, sendo elogiada pelos críticos e pelo público. Apresenta um episódio histórico da história da Roma antiga, numa guerra travada com a cidade de Alba Longa, entre duas famílias: os três irmãos romanos (os Horácios) e os três irmãos inimigos (os Curiácios). O combate mortal definiria quem ganharia a república romana. Durante a batalha, dois irmãos da família Horácios morreram, mas o único que sobrou acabou com todos os seus adversários, assegurando o domínio de Roma.

O pintor mostra o momento em que os irmãos Horácios, diante do pai, juram fidelidade ao Estado romano e, se preciso for, darão por ele a própria vida. Eles optam pela lealdade à República romana em vez da lealdade à família, pois Horácios e Curiácios possuem estreitos laços familiares e emocionais:

  1. um dos irmãos Horácios é casado com uma irmã dos Curiácios;
  2. um dos irmãos Curiácios está comprometido com uma irmã dos Horácios.

Os três irmãos Horácios, abraçados, e com a mão direita estendida em juramento, apresentam-se como heroicos guerreiros diante do pai, mostrando seus perfis ao observador. Trazem os rostos sérios. Seus corpos expressam a linguagem corporal de que, através do dever da disciplina, estão prontos para o combate, até para morrer, se necessário for. Os músculos tensos simbolizam a vontade férrea de lutar.

O pai dos irmãos Horácios demonstra dignidade e sacrifício em sua pose. Na mão esquerda, ponto central da pintura, levanta três espadas iluminadas pela luz solar, simbolizando três vontades e, com a direita, parece abençoar os filhos, a quem entregará as armas. Seu gestual simboliza a comunhão dos três irmãos através do juramento feito. A vitória terá mais valor do que a vida. O velho Horácio traz a cabeça levantada e os olhos fixos no punho das espadas. O vermelho vivo é a cor predominante no grupo masculino, cor da paixão e da Revolução.

Três mulheres acabrunhadas e dóceis, assentadas à direita da composição, abaixam a cabeça para não verem a cena. Duas delas têm os braços inertes, ao contrário dos homens que demonstram ação, enquanto a terceira aconchega-se aos netos. A suavidade dos traços femininos denota emoção e tristeza. Sabina, a mulher de branco, é casada com um dos irmãos Horácios, sendo ela uma irmã dos Curiácios. A outra, que nela se apoia, é Camila, irmã dos Horácios e noiva de um dos Curiácios. Ambas são irmãs da mesma sina.

A sombra dos quatro homens cai diretamente sobre as crianças, debaixo do manto azul da mãe dos Horácios, a avó delas. O menino maior olha fixamente para os homens. Ao apontar as crianças com a sombra, o pintor passa a mensagem de que mesmo elas deverão, se preciso for, pagar o preço que a lealdade ao Estado requer.

O ambiente em que o grupo encontra-se é totalmente desprovido de ornamentos, com exceção de uma lança no fundo escuro do arco dórico central. Num cenário romano, com colunas dóricas e colunas semicirculares, tudo remete ao mundo masculino e militar que exala despojamento e disciplina. As figuras da composição estão distribuídas pelos três arcos dóricos. Os três irmãos são emoldurados pelo primeiro, o pai pelo segundo e as mulheres e as crianças pelo terceiro.

Tudo na composição lembra a época romana: togas, elmos e espadas, copiados fielmente. Até mesmo os rostos mostram o conhecido “nariz romano”.  As linhas retas definem os corpos masculinos e as curvas dos femininos. A assinatura, à esquerda da composição, na parte inferior, é neoclássica. Está escrito “L. David faciebat Romae Anno MDCCLXXXIV” (significa: Criado em Roma por David em 1784). David fez essa tela com o intuito de que ela fosse uma obra de propaganda na derrubada da monarquia francesa, o que aconteceu quatro anos depois. A representação do juramento heroico de lutar até a morte era uma alegoria ao desvelo dos revoltosos franceses.

Obs.: Esta pintura, reconhecida como uma obra-prima, significou também um chamamento à revolução estética e política e, mais tarde, tornou-se um dos mais importantes documentos do neoclassicismo.

Ficha técnica
Ano: 1784
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 330 x 427 cm
Local: Museu do Louvre, Paris, França

Fontes de pesquisa
Arte em detalhes/ Publifolha
A história da arte/ E.H. Gombrich
O Sol do Brasil/ Lilia Moritz Schwarcz
1000 obras-primas da pintura europeia/ Editora Könemann

8 comentaram em “O JURAMENTO DOS HORÁCIOS I (Aula nº 77 A)

  1. Marinalva

    Lu
    O Juramento dos Horácios, do pintor francês Jacques – Louis David é uma pintura que exprime as crenças sobre os deveres, a abnegação, o patriotismo, os ideais, os valores morais, defendidos acima de tudo. Em manifestação clara, resumida e correta ele retrata uma visão de muito equilíbrio sobre o mundo e a época. A constituição das pinturas e o modo racional de compor são características dominantes do estilo Neoclássico. Mostram os contornos em precisa sintonia em harmonia com as cores. As imagens têm um realismo impressionante. São cheias de objetividade, suavidade e muita simplicidade, leveza e realismo.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Marinalva

      Nenhuma exprime com tanta nitidez as características do estilo Neoclássico como essa obra de David. Para compreendê-la ainda melhor, veja a parte II de seu estudo.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  2. Adevaldo R. Souza

    Lu
    A Idade Contemporânea começou bem com o estilo Neoclássico, ao apresentar essa bela obra de Jacques-Louis David, inspirada em um episódio histórico da Roma antiga, que deu início a expansão de Roma, sendo o embrião para surgir, tempos depois, o poderoso Império Romano. Dentro do conceito histórico da obra, pode-se deduzir que na Roma antiga os valores coletivos e de civismo estão acima dos interesses individuais, como se vê na descrição sobre o juramento dos Horácios. Isso mostra o caráter histórico da obra que está dentro do movimento revolucionário francês da época. O que me chamou atenção na obra foi o ambiente simples da composição, a força dos homens pela expressão de sues personagens e a fragilidade das mulheres, ao se demonstrar incapazes de superar seus sentimentos apaixonados e laços fraternais.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Adevaldo

      O modo como os artistas adaptaram os conhecimentos clássicos no Neoclassicismo é realmente fantástico. Buscaram empregá-lo dentro do conceito da época, levando em conta o momento político que se vivia especialmente na França. Esta obra de David merece ocupar o topo do estilo Neoclássico em importância.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  3. Moacyr Autor do post

    Lu

    Esta composição é uma das mais belas que já vi. Sei que ainda há coisas a serem destrinchadas. Estou curioso.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Moacyr

      Virá, sim, uma segunda parte sobre a pintura em estudo, quando estudaremos todo o seu traçado, entrando no campo da matemática. Verá que David, além de criativo, era extremamente detalhista.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  4. Hernando Martins

    Lu

    Realmente essa arte do pintor David é uma das maiores obras-primas do Neoclassicismo, tanto pela beleza estética, quanto pela simbologia do patriotismo, lição inspirada na Antiguidade, especificamente pelos filósofos da Grécia antiga. Foi usada como propaganda política, enfatizando a viturde, a moralidade e o dever patriótico.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Hernando

      A pintura em estudo encontra-se entre as mais famosas da história da arte, sendo uma das mais importantes do estilo Neoclássico. Na próxima aula estudaremos os traçados da composição, o que o deixará ainda mais boquiaberto com a matemática empregada.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *