Autoria de Lu Dias Carvalho
A composição histórica Tiradentes Esquartejado, obra do pintor brasileiro Pedro Américo, também é conhecida por Tiradentes Supliciado. O impacto desta aflitiva composição, feita com um extremo realismo, tem sido motivo de muito estudo, artigos e teses até os dias de hoje.
O corpo do inconfidente mineiro, Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de Tiradentes, depois de esquartejado, é mostrado de uma forma contundente pelo pintor. As madeiras, em que seu corpo encontra-se, possuem a forma de uma cruz, lembrando o suplício de Jesus Cristo. A cabeça ensanguentada encontra-se num patamar mais alto, enquanto o tronco, braço direito e uma perna estão no inferior. Pendurada em um gancho de madeira, e amarrada por cordas, uma perna desce até quase o chão. Sob o tronco do mártir foi colocada uma cruz. Atrás dela está a corda, onde Tiradentes foi enforcado, e outros instrumentos usados para desconjuntar o corpo, com o sangue ainda a escorrer deles.
Ao fundo, descortina-se a paisagem da cidade. E de uma casa próxima ao local é possível ver pessoas que observam a crua cena.
Ficha técnica
Ano: 1893
Dimensões: 270 x 165 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil
Fonte de pesquisa:
Pedro Américo/ Coleção Folha
Views: 63
LuDias
Minas Gerais deve ter orgulho de ter sido o berço da Insurreição – corretamente chamada mineira – onde, pela primeira vez, brasileiros levantaram-se contra o reino, querendo a liberdade, querendo ser um país independente e soberano. A vilania e a crueldade com que trataram Tiradentes está, como você muito bem explicou, muito bem e artisticamente exposta, com máxima realidade. Esta imagem deveria permanecer perene em todo o espírito de nosso povo, que deve se manter alerta, para que a nossa soberania não seja um dia arrebatada pela ambição de países estrangeiros.
Abraços
Ed
Essa pintura é muito tocante. Tiradentes pagou o nosso sonho de liberdade com a sua vida. Lutar para que sejamos um povo livre é o mínimo que podemos fazer em sua homenagem. Bendito seja Tiradentes! Benditos sejam todas as nações livres! Bendito seja cada homem que luta para continuar livre!
Abraços,
Lu