Autoria de Lu Dias Carvalho
A composição Pietá é uma obra do pintor italiano Pietro Perugino (c. 1448-1523), tido como um dos mais renomados mestres da Escola da Úmbria e um precursor do Alto Renascimento. Fez parte da guilda de pintores de Florença, podendo ter sido aluno de Andrea Verrochio e Piero della Francesca. É dono de um colorido suave e de composições equilibradas. Foi professor do maravilhoso Rafael Sanzio.
Na sua pintura, criada para adornar a igreja de San Giusto, o artista postou a cena sob um pórtico. Sentada sobre um banco, no meio da composição, a Virgem traz seu Filho Morto ao colo, estando ladeada pelos santos:
- Maria Madalena, sentada com a cabeça baixa e as mãos entrelaçadas, traz as pernas de Cristo em seu colo;
- São João Evangelista, ajoelhado de frente para o observador, ajuda a Madona a segurar o tronco de Jesus;
- Nicodemos, à esquerda, em postura de oração, traz os olhos voltados para o alto;
- José de Arimateia, atrás de Maria Madalena, tem as mãos cruzadas abaixo do umbigo, enquanto fita o corpo do Mestre.
O corpo de Cristo, rijo, encontra-se na horizontal. Seu rosto já está tomado por uma profunda palidez. Sua mão esquerda descansa sobre seu próprio corpo e a direita sobre o joelho da Virgem Mãe. Sua cabeça está repousando no ombro esquerdo de São João Evangelista. Todas as figuras, em torno do corpo sem vida de Jesus, trazem um profundo desalento na fisionomia. O halo, sobre as cabeças, alude à divindade dos presentes.
A composição, ao fundo, é bela em sua arquitetura. Oito colunas, quatro de cada lado, sustém os arcos. Mais adiante vê-se um fragmento da paisagem.
Ficha técnica
Ano: 1493
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 176 x 168 cm
Localização: Galleria deglu Uffizi, Florença, Itália
Fontes de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
Views: 4