Reynolds – SENHORITA NELLY O’BRIEN

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

seneob

A composição Senhorita Nelly O’brien, obra do artista inglês Joshua Reynolds, é tida como uma de suas melhores pinturas, em razão de sua unidade estilística. Ao que parece, foi toda pintada pelo artista, sem a participação de seus colaboradores. A retratada era uma grande amiga do pintor, tendo sido modelo de outras obras suas.

A pintura mostra uma bela e jovem mulher, a famosa cortesã inglesa Nelly O’Bruen, suntuosamente vestida à moda do século XVIII, sentada no jardim, de frente para o observador, como se o desafiasse. Ela traz no colo um branco e peludo cãozinho maltês, que se aninha entre seus braços. Veste uma volumosa saia vermelha de tecido acolchoado, com imensas dobras, encimada por uma camada de renda transparente. Uma luz dourada ilumina várias partes da saia, deixando-a furta-cor. Usa um chapéu de palha de largas abas, enfeitado com tiras de cor turquesa. Um xale de renda preta cai sobre seu vestido de tecido amassado, listrado de azul e branco, com mangas terminando em cascatas de renda. Uma insinuante gola deixa à vista seu colo nu. Seu pescoço está cingido por um enorme colar de brilhantes.

É visível a diferença de planos entre os joelhos e o corpo da mulher, e também entre o vestido e a pele do colo, assim como entre a aba do chapéu e o rosto, o que dá profundidade à figura. Chama atenção nesta bela obra de Reynolds, que apresenta várias texturas, o jogo de luz e sombra executado por ele, principalmente na parte superior do corpo da cortesã, em que a grande aba de seu chapéu sobreia seu rosto oval e colo, como mostra uma pequena parte do seio, desprotegida, à direita. A figura, centralizada no quadro, tem a forma de uma pirâmide. Os trajes da retratada tocam a parte inferior da tela. A iluminação que a atinge vem da esquerda. Ao fundo desenrola-se uma paisagem com árvores e plantas rasteiras.

Ficha técnica
Ano: 1763
Dimensões: 127 x 100 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: Coleção Wallace, Londres, Grã-Bretanha

Fontes de pesquisa
Reynolds/ Abril Cultural
1000 obras-primas da pintura europeia
http://www.wallacecollection.org/whatson/treasure/149
https://www.theguardian.com/culture/2002/jul/20/art

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *