Sisley – O CAMINHO PARA…

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

Além do próprio motivo, o principal interesse na pintura de paisagens está na vida e no movimento. A animação da tela é um dos problemas mais difíceis na pintura. Tudo deve contribuir: a forma, a cor, a execução… (Sisley)

O pintor francês Alfred Sisley (1839 – 1899) era filho de pais ingleses. Em Londres ele preferia visitar museus e copiar esboços a estudar comércio, como desejava sua família. Ao retornar a Paris foi-lhe permitido entrar para o atelier de Gabriel Gleyre, onde travou amizade com Renoir, Bazille e Monet, com os quais pintava ao ar livre. Tinha grande paixão pelas paisagens, tornando-se um dos mais importantes paisagistas do impressionismo. À medida que progredia em seu trabalho artístico, passava a dar mais atenção à cor do que à forma. Como era um grande observador, tornou-se capaz de captar os matizes mais tênues da luz, como podemos vem em seus quadros sobre as estações dos anos.

A composição intitulada O Caminho para a Antiga Balsa em By é uma obra do artista que apresenta mais uma de suas paisagens rurais. No centro encontra-se um rio que vai da direita para a esquerda. Um pequeno caminho, em primeiro plano, responsável por dar profundidade à obra, leva à margem onde três pequenas figuras humanas são vistas de pé, esperando a balsa que faz a travessia. À esquerda delas encontram-se três lavadeiras em seu labor. Do outro lado do rio estão ancoradas algumas embarcações. Ao fundo está a aldeia com duas casas com telhados vermelhos em meio ao verde. Uma delas, no centro da tela, dirige o olhar do observador para os três passageiros na margem, aguardando a balsa.

Ficha técnica
Ano: 1880
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 50 x 65 cm
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha

 Fontes de Pesquisa:
Impressionismo/ Editora Taschen
https://en.wikipedia.org/wiki/Alfred_Sisley
https://www.tate.org.uk/art/artworks/sisley-the-path-to-the-old-ferry-at-by-n05144
https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/alfred-sisley-the-path-to-the-old-ferry-at-

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *