TESTE – HISTÓRIA DA ARTE (MÓDULO III)

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

 

  1. (Aula 22)  O conhecimento dos períodos da História facilitam a compreensão e a análise dos acontecimentos, responsáveis pelas mudanças ocorridas na Arte. As obras de arte criadas em nossos dias pertencem à:

    1. Idade Contemporânea
    2. Idade Moderna
    3. Idade Média
    4. Idade Antiga

  2. (Aula 22) Em nossa viagem pela História da Arte já passamos pela Pré-História, quando tivemos contato com as pinturas rupestres. Navegamos pela Idade Antiga, também conhecida como Antiguidade, onde estudamos as artes:

    1. românica, bizantina, grega e egípcia
    2. gótica, grega, românica e bizantina
    3. bizantina, romana, egípcia e gótica
    4. romana, bizantina, grega e egípcia

  3. (Aula 23) O Prof. E. H. Gombrich escreveu com propriedade que “Os egípcios haviam desenhado principalmente o que……….. existir, os gregos o que………. e na Idade Média os artistas aprenderam também a expressar em sua composição o que……….”.

    1. viam/ sabiam/ sentiam
    2. sabiam/ viam/ sentiam
    3. sentiam/ viam/ sabiam
    4. sabiam/ sentiam/ viam

  4. (Aula 23) Os mestres do passado (Europa Ocidental) em sua maioria não traziam consigo a noção de “originalidade” como vemos hoje.

    Marque a alternativa incorreta:

    1. Um artista medieval não seria capaz de entender o porquê de se inventar jeitos diferentes para construir algo, se os existentes serviam prontamente.
    2. Um mestre medieval não se sentiria incomodado ao ter que representar algo em conformidade com o que já havia sido feito.
    3. Um mecenas medieval, ao fazer uma encomenda, queria que ela fugisse ao senso comum, ou seja, ao modo como vinha sendo representada.
    4. Não interessava ao mecenas a criatividade do artista, mas que executasse a obra o mais parecida possível com as já existentes.

  5. (Aula 24) O conhecimento sobre os objetivos dos artistas da Idade Média é um facilitador na compreensão de suas obras. O ponto central é o entendimento de que a eles não interessava criar uma parecença convincente com…………….. ou dar vida a belas obras.

    1. a natureza
    2. os fatos
    3. os homens
    4. a narrativa

  6. (Aula 24) A Arte é uma consequência dos fatos ocorridos num determinado período da história da humanidade, quer seja como adesão a esses ou como crítica. Isso nos leva à compreensão de que aos artistas medievais somente interessava:

    1. Fazer somente aquilo que lhes agradava.
    2. Opor-se às exigências do mundo cristão.
    3. Continuar seguindo os ensinamentos egípcios.
    4. Repassar os conteúdos bíblicos aos cristãos.

  7. (Aula 25) Na Idade Média, após o século X, a Europa Ocidental foi responsável  por dois importantes estilos de arte:

    1. Gótico e Romano
    2. Românico e Gótico
    3. Bizantino e Românico
    4. Gótico e Egípcio

  8. (Aula 25) Sobre os estilos marcados acima não podemos afirmar que:

    1. O primeiro foi sendo sucedido aos poucos pelo segundo.
    2. É impossível precisar com clareza o aparecimento de um e de outro.
    3. O segundo deu vida às belas catedrais conhecidas como “fortalezas de Deus”.
    4. Durante certo tempo eles chegaram a coexistir.

  9. (Aula 26) O estilo………… teve origem na França setentrional, quando se descobriu o método de abobadar igrejas, usando arcos transversais.

    1. Gótico
    2. Romano
    3. Românico
    4. Bizantino

  10. (Aula 26) O arco…………….., ao unir dois segmentos, podia ser modificado à vontade, de acordo com as necessidades exigidas pela obra.

    1. semicircular
    2. recurvo
    3. composto
    4. ogival

  11. (Aula 27) No que diz respeito ao treinamento e à formação do artista medieval apenas uma das alternativas está errada:

    1. O primeiro passo era tornar-se aprendiz de um mestre, a quem o aluno ajudava em seus trabalhos diários.
    2. Em sua carreira como artista o aluno sempre necessitaria pegar um livro de esboço e criar algo a partir da vida real.
    3. Gradualmente ele ia aprendendo a representar as figuras, a copiar e a reagrupar cenas de velhos livros e a inseri-las em diversos contextos.
    4. Quando já tinha bastante traquejo, era permitido ao aprendiz ilustrar uma cena da qual não tinha nenhum modelo.

  12. (Aula 27) Marque a alternativa que não está de acordo com a criação de retratos na Idade Média:

    1. Ao encomendar um retrato, a pessoa já sabia que não receberia uma obra fiel, com as suas devidas características.
    2. Desenhava-se uma figura convencional, acrescentando a ela as insígnias do cargo que ocupava (coroa e cetro para o rei, mitra e báculo para o bispo, etc.).
    3. Algumas vezes escrevia-se embaixo o nome do sujeito representado, quando esse era muito conhecido, a fim de que não houvesse equívoco.
    4. Os artistas medievais já tinham capacidade para criar um retrato que fosse fiel à encomenda, mas já existia um modelo convencional.

  13. (Aula 28) A tarefa do escultor é muito mais simples ao reproduzir a natureza, pois ele não precisa criar a ilusão de profundidade mediante o uso da perspectiva ou da modelação em luz e sombra, como é o caso do pintor.

    A afirmação acima está:

    1. correta
    2. incorreta
    3. parcialmente correta
    4. Nenhuma das respostas.

  14. (Aula 28) Todas as afirmações sobre Giotto di Bondone estão corretas, exceto:

    1. Gênio da arte italiana que conseguiu romper com o conservadorismo da arte bizantina.
    2. Reportou para a pintura as figuras realistas da escultura gótica, inaugurando um novo estilo na arte pictórica.
    3. As suas mais famosas criações são murais ou afrescos cheios de emoção.
    4. Suas obras eram inspiradas na vida de Cristo, da Virgem e de São José.

  15. (Aula 28) O pintor Giotto opôs-se à ideia que tinha a arte cristã primitiva ao achar que somente o necessário deveria ser mostrado. Marque a alternativa incorreta referente a este assunto:

    1. Ele achava que a excessiva simplicidade muitas vezes afetava a real compreensão do ensinamento repassado.
    2. O que mais chama a atenção na obra “Fé” é a sua semelhança com uma escultura egípcia, repassando a ilusão de ser uma estátua.
    3. Ele foi capaz de introduzir em suas obras técnicas capazes de criar a ilusão de espaço.
    4. Todos admiravam suas habilidades narrativas e seus relatos sagrados eram vistos como convincentes.

  16. (Aula 29) Em sua obra intitulada “A Lamentação de Cristo” podemos afirmar que Giotto di Bondone:

    1. Seguiu ao pé da letra as recomendações da Igreja.
    2. Representou o que realmente havia acontecido.
    3. Mostrou-se interessado em mostrar a cena como a imaginava.
    4. Retratou diferentes episódios dentro de uma mesma pintura.

  17. (Aula 29) Com a criação da obra acima referida, o fenomenal Giotto antecede o uso ………………. que só viria a ser totalmente desenvolvida cem anos depois.

    1. da bidimensionalidade
    2. da tela plana
    3. do esboço
    4. da perspectiva

  18. (Aula 30) No século XIV o gosto dos detentores do poder político e das riquezas passou a mudar, buscando mais o……………. do que o monumental e imponente.

    1. singelo
    2. refinado
    3. modesto
    4. místico

  19. (Aula 30) Os mestres da cidade de Siena tinham predileção por formas delicadas e pela representação de um estado de…………..

    1. espírito lírico
    2. emoções contidas
    3. extrema melancolia
    4. alegria incontida

  20. (Aula 30) Ficou claro que a Idade Média chegava ao fim, cedendo lugar a um dos períodos mais ricos e interessantes da história da arte — o Renascimento —, quando os artistas: 

    Marque a alternativa incorreta.

    1. Passaram a realizar estudos da natureza e a repassá-los para suas composições.
    2. Adotaram o caderno de esboços com exemplares de plantas e animais.
    3. Passaram a retratar a natureza, levando em conta um detalhamento cada vez maior.
    4. Buscaram um profundo conhecimento do ideal humano para transpô-lo para suas estátuas e pinturas, como haviam feito os gregos.

Gabarito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *