Torii Kiuonaga – TRÊS GUEIXAS DA RUA TACHIBANA…

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

A gravura (xilogravura sobre papel) intitulada Três Gueixas da Rua Tachibana em Seu Quarto faz parte da série “uma coleção de beldades do distrito do prazer”. Na cena estão presentes três gueixas* preparando-se para ir até o salão e entreter os clientes.

As gueixas estão elegantemente vestidas com seus longos quimonos. Elas usam pomposos e enfeitados penteados. A que se encontra à direita parece ler um livro ou fazer alguma anotação, enquanto a do meio olha para trás, aguardando a amiga que se encontra sentada e segurando um espelho, dar os últimos retoques em sua maquiagem.

O artista Torii Kiuonaga, artista do ukiyo-e, era exímio em retratar atores e também criou a série sobre “jovens beldades”. Suas pinturas tornaram-se conhecidas pela delicadeza da linha, resultante da técnica que ele usava na xilogravura. Suas beldades apareciam como um dos melhores exemplos do ideal japonês sobre a beleza feminina.

Nota:

*Gueixa – mulheres especialmente treinadas, desde a infância, para a dança, o canto e a música, cujo papel é divertir os homens ricos influentes. Têm geralmente um protetor (ou protetora) que assume suas despesas de educação e sustento. Consideradas modelos de bom gosto e de elegância, as gueixas foram, desde 1660, aproximadamente, em Edo, altamente apreciadas pelos homens da alta sociedade e foram frequentemente consideradas confidentes e conselheiras dos homens no poder. No início existiam homens-gueixa (hôkan, taikomochi, otoko-gueixa), que se encarregavam de distrair as companhias. Mas esse papel passou muito rapidamente às mulheres, que foram chamadas “onna-gueixa”, depois simplesmente “gueixa” (geisha). (O Japão/ Louis Frédéric)
 
Ficha técnica
Ano: c.1781
Autor: Torii Kiuonaga
Período Edo
Dimensões: 39 x 36,2 cm
Localização: Museu Nacional de Tóquio, Japão

Fonte de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
O Japão/ Louis Frédéric

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *