Autoria de Lu Dias Carvalho
A composição religiosa intitulada A Adoração dos Magos é uma obra do artista espanhol Diego Velázquez. É tida como uma das menos ousadas de suas pinturas iniciais. Estão presentes na cena a Virgem com seu Menino ao colo, São José, os três Reis Magos e um assistente deles. As figuras da Sagrada Família e dos Magos apresentam-se como pessoas comuns. O pintor faz uso do claro-escuro e de vestimentas bem encorpadas, com vincos semelhantes aos das esculturas.
Velázquez praticamente eliminou a distinção entre o mundo do observador e o dos personagens sacros, como se quisesse chamar a atenção para o momento em que o filho de Deus se predispõe a ser visto como homem. Ainda assim, o artista sutilmente refere-se à sua divindade, quando coloca em primeiro plano, à direita, e também no bloco de pedra quebrado – onde a Virgem descansa o pé – uma vegetação espinhosa que remete ao sacrifício pelo qual Cristo passará. É possível que o bloco de pedra seja também uma referência à laje sepulcral e, em consequência, à Ressurreição.
Maria traz seu filho Jesus no colo, envolto em panos e com as mãozinhas cobertas e o olhar fixo no mago à sua frente. Os dois usam vestimentas brilhantes, enquanto os demais personagens usam roupas foscas. O personagem com manto alaranjado, ajoelhado diante de Maria e Jesus, direciona o olhar do observador para a parte central do quadro.
A Virgem e o Menino encontram-se no cruzamento das diagonais. Para eles se dirigem os olhares das demais figuras e também a luz que vem de fora da gruta, na parte superior esquerda da composição. A paisagem mostra que já é quase noite. Maria possui mãos fortes de mulher habituada ao trabalho. Sobre a pedra, onde ela apoia os pés, está uma data: 1619, ano do batismo de Francisca, filha do pintor.
Curiosidades
- Joana, esposa de Velázquez, posa como a Virgem;
- Francisca, filha do pintor, posa como o Menino;
- Velázquez é Gaspar (em primeiro plano) um dos três reis magos;
- o sogro do pintor é Belchior;
- seu irmão (ou um criado) é Baltasar;
- o personagem atrás de Baltasar é um rapaz que sempre pousava para o pintor;
- supõe-se que José foi pintado sem o uso de modelo vivo.
Ficha técnica
Ano: 1619
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 203 x 125 cm
Localização: Museu do Prado, Madri, Espanha
Fontes de pesquisa
Velázquez/ ArtBook
Velázquez/ Coleção Folha
Pintura na Espanha/ Cosac e Naify Edições
Views: 6