A PRAIA SHICHIRI…
Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

oki3456A Praia Shichiri na Província Sagami faz parte da série 36 Vistas do Monte Fugi. Foi feita pelo artista japonês Hiroshige, em cerca de 1858.  O destaque aqui é o monte Fuji, visto da praia de Shichiri, na província de Shoshu.

Em primeiro plano, duas elegantes mulheres estão assentadas, em uma casa de chá, que tem fixadas em seu telhado duas cortinas com o brasão vermelho do pintor. Elas direcionam o olhar para o homem e suas duas crianças que caminham pela praia.

Em toda a extensão da praia é possível visualizar várias pessoas. No meio da baia está a ilha de Enoshima, ponto de peregrinações à deidade budista de nome Benzaiten, cujos adeptos  imaginavam que trouxesse vida longa, fortuna e vitória na guerra, para os que a ela intercediam. Era um culto muito popular à época do período Edo. O acesso à ilha dava-se nas vazantes, quando os fiéis caminhavam até ela.

O monte Fuji é o mais alto vulcão do país nipônico, sendo muito amado pelos japoneses que veem nele o principal cartão postal do país. Sua base possui cinco lagos, criados pelas lavas. Até 1972, as mulheres eram proibidas de acessá-lo, pois o monte era tido como sagrado. Dele, é possível apreciar o nascer do sol no oceano Pacífico. Muitas seitas cultuam-no, até os dias de hoje.

Ficha técnica
Artista: Utagawa Hiroshige (1797 – 1858)
Dimensão: 36,5 x 21,7 cm
Data: c.1858

Fontes de pesquisa
O Japão / Editora Globo
Ukiyo-e / Instituto Moreira Salles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *