El Greco – O QUINTO SELO DO APOCALIPSE

Autoria de LuDiasBH

quiseda

Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da Palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram. (Apocalipse 6.9-11)

A composição O Quinto Selo do Apocalipse é uma das obras mais admiráveis do pintor El Greco, que atende à visão apocalíptica de São João, que se encontra representado neste quadro. Trata-se de uma das mais excêntricas telas do artista.

Embora se estenda da parte inferior da tela à superior, em primeiro plano, a figura ajoelhada, com os braços erguidos para o céu, usando uma veste azulada, com reflexos brancos, encontra-se hirta, numa visível forma de “X”. Trata-se de São João, em êxtase visionário, tendo seu manto caído no chão.

Em segundo plano, estão as excitadas almas dos mártires, aguardando receber o manto branco. Parte delas está à frente de um pano verde, à direita, e a outra, à esquerda, à frente de um pano amarelo. Ao todo são sete almas, todas nuas. Três das figuras, que representam as almas masculinas, estão ajoelhadas e uma de pé, enquanto as duas, que representam as almas femininas, estão de pé, no centro da composição. As almas masculinas levantam os braços para os céus, pedindo a remissão de seus pecados.

Pequenos anjos seguram os mantos brancos, símbolo da pureza, com o qual cobrirão as almas, em sua passagem para as nuvens, no plano superior.

Ficha técnica
Ano:1608-1614
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 225x 193 cm
Localização: Metropolitan Museum of Art, Nova York, EUA

Fontes de pesquisa
El Greco/ Editora Girassol
A História da Arte/ E.H. Gombrich

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *