Filme – O MENINO E O MUNDO

Autoria de LuDiasBH

saba1234

Nosso filme nasceu como um grito sincero de liberdade e de amor, um grito político, latino-americano. Mas, sobretudo, um grito contra o sufoco que a grande indústria cria aos potenciais artísticos, poéticos e de linguagem da animação. E acho que este grito ecoou onde precisava ecoar. Um momento importante onde filmes de animação mais autorais concorrem ao prêmio maior da indústria de cinema. (Alê Abreu)

O cinema brasileiro concorre ao Oscar deste ano com a animação O Menino e o Mundo, obra do diretor paulistano Alê Abreu, que vê seu filme como zebra, não em relação à sua qualidade, mas ao orçamento com que foi feito, o que tem deixado muita gente boquiaberta num universo em que os gastos com filmes vêm se tornando estratosféricos. A animação brasileira teve um orçamento (US$ 500 mil) considerado baixíssimo. Foi com emoção que Alê Abreu desabafou:

– Somos a zebra do ano, com o maior orgulho de ser zebra, e vamos trabalhar forte para trazer o careca dourado para o Brasil! Vitória! Airgela! Viva a animação brasileira!

Desde que estreou em 2014, O Menino e o Mundo vem fazendo bonito. Recebeu 44 prêmios, inclusive o de melhor animação, no Festival Annecy, na França, prêmio concedido tanto pelo júri quanto pelo público presente.  O Prêmio Cristal é considerado o maior prêmio da categoria em todo o mundo. E mais, foi aplaudido de pé.

O Menino e o Mundo conta a história de um garoto que deixa seu pequeno universo em busca do pai, que foi obrigado a sair de casa em busca de trabalho. Na sua jornada, o menino depara com um mundo caótico, que lhe é totalmente desconhecido, marcado pela desigualdade e perda de valores, pelo consumismo, pela tirania industrial e pela destruição aterradora do meio ambiente, ainda assim, encontra solidariedade pelo caminho. O mais interessante é que o filme não possui diálogos, e nos poucos trechos falados, fala-se em português, mas de trás para frente. A trilha sonora é responsável por dar vida ao filme, complementando-se com uma deslumbrante apresentação visual. Gustavo Kurlat e Ruben Feffer assinam a trilha sonora que possui a participação do percussionista Naná Vasconcelos e do rapper Emicida.

O cineasta Alê Abreu (44 anos), que em 2007 criou a animação Garoto Cósmico, com a qual fez sua estreia, diz que sua preocupação maior, ao fazer O Menino e o Mundo, era fugir um pouco dos elementos digitais, e trabalhar também com elementos aparentemente simples, em 2D, usando mais colagens, aquarela, canetinhas, tinta acrílica, etc. Com isso, seu trabalho segue uma rota totalmente diferenciada do universo de 3D, tão comum aos dias de hoje, e traz um desenho com um visual maravilhoso e com uma trama comovente.

Talvez a originalidade de O Menino e o Mundo, na qual se misturam técnicas de animação com a predominância de um traço simples, seja a responsável por levar esse menino pobre a desfilar pelo tapete vermelho do Oscar, fazendo com que todo o povo brasileiro sonhe e torça pare que ele encontre não apenas o pai, mas também o Oscar de melhor animação.

A animação brasileira concorre ao lado de “Anomalisa”, “Shauan, O Carneiro”, “Divertida Mente” e “Quando estou com Marnie”.

VEJAM UM PEDACINHO DA ANIMAÇÃO

Ficha técnica
Direção: Alê Abreu
Duração: 80 minutos
Recomendação: Livre
País: Brasil
Ano: 2013

8 comentários sobre “Filme – O MENINO E O MUNDO

  1. Adevaldo Souza

    Lu,

    Não acredito que “O Menino e Mundo” ganhe o Oscar de melhor animação, pois Hollywood tem preferência para filmes grandiosos e de alto orçamento. Na minha modesta opinião o ganhador dessa categoria será “Divertida Mente”. Ontem assisti no cinema “Garota Dinamarquesa”. O filme é bom e o ator Eddie Redmayne e a atriz Alicia Vikander estão ótimos. Como é quase certo o Oscar para DiCaprio existe grande chance de Alicia ganhar o Oscar de atriz coadjuvante. O certo é que a maioria dos prêmios serão distribuídos entre “O Regresso” e “Mad Max”, com predominância para o primeiro.

    Abraço,

    Adevaldo

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Devas

      Também comungo de seu pensamento, embora meu coração teime em dizer que “O Menino e o Mundo” sairá vencedor. O filme “Divertida Mente” vem fazendo um lobby gigantesco e teve um orçamento gigantesco. Como diz Alê, autor da animação brasileira, trata-se da luta entre Davi e os Golias. Penso que a premiação francesa deu-lhe moral para concorrer de igual para igual.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  2. Rui

    Querida Lu

    Descarregas sempre uma uma carga de bom gosto, pois “O MENiNO E O MUNDO” é espetácular,excelente. Elê Abreu faz das pequenas coisas, grandes coisas e maravilhosas. É um obreiro, fiquei fascinado, se nós adultos assim ficamos, as crianças vão ficar maravilhadas. O Oscar já está ganho, sem nenhuma dúvida. O filme é feito de forma excelente, toda a equipe está de parabéns e os patrocinadores. Por vezes sinto-me esse menino, pois o mundo anda em desordem, o menino encontra-se nele, o mundo é cruel,enfim.

    Abraços irmã além mar, gostei muito.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Rui

      Estamos esperançosos de que o menino encontre o pai e volte para casa trazendo o Oscar, presente pela sua longa e sofrida caminhada. Contudo, o lobby que se faz no Oscar demanda muitos milhões de dólares, coisa que o menino não tem. Esperamos que ele ganhe pela sua originalidade, simplicidade e mensagem que envia para o mundo. Estamos torcendo. De qualquer forma, o fato de ter sido indicado já é uma prova do talento de Elê Abreu e sua equipe.

      Abraços,

      Lu

      Responder
      1. Rui

        Lu

        Este documentário deveria vencer, pois passa mensagens de muita importância e com uma arte simples. Estive a assistir o filme com dois filhos de uma amiga, um de quatro anos, outro doze, eles ficaram maravilhados. O mais novo repete-o vezes sem conta. Eu sei que é difícil, você ontem fez uma coisa nova, partilhou-o comigo e eu com muitos outros. Levantar o que está em baixo, isso é sábio, pois a mensagem é dada com muita simplicidade. As crianças não mentem, elas têm a mente sã, esta é a verdade e vai fazer diferença.

        Abraços

        Responder
        1. LuDiasBH Autor do post

          Rui

          O filme é realmente muito lindo, apesar de parecer muito simples. Sua mensagem é maravilhosa. Esperamos que o júri tenha entendido-a. Vamos torcer para que a simplicidade e a criatividade vençam.

          Abraços,

          Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *