HELY PAMPLONA – O FOTÓGRAFO DA AMAZÔNIA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

aurora       pagaio

O fotógrafo Hely Pamplona nasceu na Fazenda Perseverança, na Cachoeira do Arari, na Ilha de Marajó, estado do Pará, em meio à exuberância da Floresta Amazônica e do rio Amazonas. Não poderia haver melhor lugar no mundo para despertar a sua vocação de artista, capaz de captar, através de suas lentes, os movimentos mais sutis da vida em derredor.

Desde pequeno, Hely ajudava sua tia a revelar fotos, oportunidade em que descobriu sua vocação para a fotografia, que acabou se confundindo com a sua própria história de vida.  Ele nos conta que a sua primeira câmera foi uma kodac instamatic, 177-X, que lhe foi deixada por essa mesma tia que o inspirou.

Com sua kodac na mão, convivendo com uma diversidade de animais e plantas no mundo encantado da Ilha de Marajó, onde não apenas era possível ver e ouvir, como também tocar as mais diferentes formas de vida, Hely passou a clicar tudo que via. O menino pobre tinha que dividir a responsabilidade de ajudar a família, pescando. Mas logo que se via livre da obrigação, o moleque corria para a sua velha máquina fotográfica e passava a clicar índios, caboclos, águas, animais e plantas.

Hely Pamplona foi para a cidade de Belém, capital de seu Estado, onde perambulava pelas ruas tentando vender suas fotos a revistas, a jornais e a turistas. Foram tempos muito difíceis para alguém muito jovem, criado no interior, carregando uma alma sensível, muitas ideias na cabeça e nenhum dinheiro no bolso. As necessidades diárias do jovem fotógrafo não esperavam a realização de seus sonhos. Mas ele não esmorecia, pois aprendera a remar contra a corrente desde criança. Não, não deixaria o barco de seus sonhos naufragar.

Hely é um artista ainda pouco conhecido neste país gigantesco de tantos talentos perdidos no anonimato. Possui incontáveis fotos que retratam o dia a dia do homem da floresta e dos rios, assim como de tudo que neles vive. Tem como projeto lançar um livro de fotografia, que é aguardado com muita ansiedade por seus fãs.

É com grande alegria que o Vírus da Arte & Cia recebe o fotógrafo Hely Pamplona em suas páginas, pois, o artista, gentilmente, aceitou o convite de mostrar parte de seu trabalho aqui. Obrigada, amigo!

(e-mail para contato com o artista: helypamplona@hotmail.com)

8 comentários sobre “HELY PAMPLONA – O FOTÓGRAFO DA AMAZÔNIA

    1. LuDiasBH Autor do post

      Brenda

      O Hely Pamplona é um fotógrafo maravilhoso da Amazônia. Nunca vi alguém com tanta sensibilidade. Espero que seu trabalho seja um dia mundialmente reconhecido.

      Obrigada pela visita e comentário.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  1. Messias Barbosa

    Parabéns Helly Pamplona, foi uma satisfação conhecê-lo pessoalmente. Gosto do seu trabalho e sou seu fã mesmo.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Messias Barbosa

      Helly Pamplona é mesmo surpreendente.
      Suas fotos são maravilhosas.
      Como sei que ele deve estar “perdido” pelo Amazonas, com sua máquina em punho, estou lhe respondendo em nome dele.

      Agradeço sua visita ao blog.
      Volte sempre!

      Abraços,

      Lu

      Responder
  2. Hely Pamplona

    Vamos mostrar para o mundo detalhes da Amazônia, onde vivo e amo: rios, florestas, animais e pessoas nativas, o povo do mato.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Hely

      Fico feliz ao ver seu trabalho tão acessado.
      A Amazônia merece ser vista.
      Conto com você, para nos transmitir sua beleza.

      Abraços,

      Lu

      Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Moá

      Considero o Hely Pamplona, como fotógrafo, os olhos da Amazônia.
      Vamos publicar fotos maravilhosas.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *