Jan van Goyen – PAISAGEM COM DOIS CARVALHOS

Autoria de LuDiasBH 

pacodoca

A composição Paisagem Com Dois Carvalhos é uma obra do pintor holandês Jan van Goyen (1596-1656). O artista destacou-se como um dos mais brilhantes paisagistas do período barroco, além de ser também um reconhecido pintor de cerâmica.

Jan van Goyen esteve na França para estudar. Ao retornar a Haarlem, o artista trabalhou com Esaias van der Velde, pintor paisagista. Depois ele se tornou mestre e membro da Guilda de São Lucas de Leiden. Recebia muitas encomendas, o que o levou a viajar por toda a Holanda. No começo de sua carreira, suas paisagens apresentavam cenas folclóricas e cores fortes. Mas com tempo, elas foram ficando mais abstratas e mais suaves, com tons de cinza, verde e castanho. Ele pintava paisagens tanto imaginárias quanto observadas. Seus quadros eram quase sempre monocromáticos.

A cena simples, retratada pelo artista, acontece à beira das dunas, que se estendem à esquerda, ao longo do horizonte. Na parte direita da composição existe uma elevação do terreno, onde são vistas algumas árvores. Um pouco mais abaixo, elevam-se aos céus dois grossos carvalhos, meios desfolhados, visivelmente assolados pelo vento. São responsáveis por fazer o elo entre o céu e a terra. Para impedir que a composição ficasse desequilibrada com as duas gigantescas árvores, o pintor criou uma grande área de luminosidade abaixo delas.

Duas pequeninas figuras humanas conversam debaixo dos carvalhos. Uma está assentada, enquanto a outra encontra-se de pé. Uma terceira figura, presente na encosta, traz um saco às costas e caminha em direção contrária às outras duas. Elas se mostram diminutas diante do tamanho das duas árvores e da imensidão do céu, que ocupa praticamente três quartos da tela. Há matizes na luz e na atmosfera. Uma pequena ave cruza o céu, dividindo a tela ao meio, verticalmente. Diferetemente dos demais trabalhos do pintor, esta paisagem é a que apresenta maior contraste de cores. Eles dão nome à composião.

Ficha técnica
Ano: c. 1641
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 88,5 x 110,5 cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

Fontes de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *