Lorenzo Lotto – UMA DAMA COMO LUCRÉCIA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

udacol

A pintura Uma Dama como Lucrécia é uma obra-prima do pintor, desenhista e ilustrador italiano Lorenzo Lotto (c.1480 -1556). O artista serviu de ponte de transição entre os velhos mestres de Veneza e a arte do Barroco tardio, no norte da Itália. Dentre os pintores que exerceram influência em sua obra estão Giovanni Bellini, Antonello da Messina, Giorgione, Ticiano e Rafael. Ele pintou altares, obras religiosas e retratos.

A tela mostra uma mulher a três quartos. Sua pose – inclinada para a sua direita–  é instável e seus gestos mostram-se meio rústicos. Seu vestido verde, pintado com laranja brilhante, e o arranjo branco dos cabelos são finamente trabalhados. Um colar de ouro com muitas voltas do qual pende um pingente com pedras preciosas que refletem luz e pérola enfeita o decote amplo de seu vestido com mangas bufantes.

Na frente da modelo – não foi identificada –, sobre uma mesa com toalha cor-de-rosa, há um ramo de flores amarelas e um pedaço de papel com a inscrição: “Após o exemplo de Lucrécia não deixe nenhuma mulher violada viver”. A retratada parece mostrar em sua mão esquerda o desenho de Lucrécia Bórgia que se encontra nua, momentos antes de apunhalar-se no coração. O dedo indicador de sua mão direita também se direciona para o desenho da romana prestes a apunhalar-se, após ter sido estuprada.

Nota: Lucrécia Bórgia foi mulher de Lucius Tarquinius, tendo sido violada pelo filho dele. Ela se suicidou em razão da desonra.

Ficha técnica
Ano: c. 1570
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 96,5 x 73,5 cm
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha

Fonte de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
Renascimento/ Editora Taschen
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/lorenzo-lotto-portrait-of-a-woman-inspired-by-

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *