O PODER DA IMAGINAÇÃO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria do Prof. Hermógenes

O Professor Hermógenes, um dos precursores da ioga no Brasil, escreveu mais de 30 livros sobre saúde física e mental.  Neste texto retirado de seu livro “Yoga para Nervosos”*, ensina-nos o que fazer para nos livrarmos dos pensamentos negativos.

Vigiar a imaginação, procurando não a reprimir, mas conquistá-la, é fundamental para uma vida serena, produtiva e sã. A imaginação é a melhor serva, quando conquistada, mas é a mais tirânica e doida senhora, quando solta e impura. Ninguém desconhece as mil e muitas enfermidades que nascem e crescem, graças à imaginação mórbida. Não é este o caso dos hipocondríacos? Seus sintomas não são realmente imaginários. Eles existem mesmo e quem lhes dá existência é a imaginação perturbada do doente.

As preocupações que tanto martirizam os ansiosos, não são alimentadas pela imaginação? Não é o fato de ficarmos a imaginar que vai acontecer algo de mal que nos tira a calma? A maior parte de nossos sofrimentos antecipados (preocupações) é gratuita. Aquilo que tememos venha acontecer, que a imaginação diz que vai acontecer, muitas vezes só acontece pela força que a imaginação lhes dá.

Os preocupados geralmente são homens de imaginação fecunda. Os gênios, também. Nos primeiros, ela é destrutiva. Nesses, criadora. A imaginação, em si, portanto, não é nem construtiva nem destrutiva, a direção em que é usada é o que assim a faz. Não é isto que nos diz a psicocibernética? É só “carregar” o servo-mecanismo de nosso cérebro com um alvo negativo e nefasto, para que o mal ocorra, diz esta moderníssima ciência.

Conquiste sua imaginação. Não lute. Não tente reprimi-la. No entanto, oriente-a. Leve-a para a direção construtiva. Quando se surpreender “sonhando acordado”, isto é, realizando na imaginação tudo aquilo que, por isto ou por aquilo, não consegue realizar “de verdade”, desperte-se. Recuse-se a deixar-se enovelar nos caprichos deste hábito pouco sadio. Aprenda a perceber os momentos em que sua imaginação é quem está dirigindo você e não você a ela.

Sua imaginação é um instrumento precioso quando você a exerce na direção certa, a de sua libertação – a direção que há de levá-lo a integrar-se em si mesmo e integrar-se em Deus. Use o ilimitado poder da imaginação para fazer de si mesmo um retrato mental positivo. Imagine-se cada dia mais vitorioso, sereno, iluminado, forte, equânime, senhor de sua mente, cheio de saúde, de alegria, de amor universal, redimido.

Faça isto daqui para o resto de sua existência. A força imensa que a imaginação do hipocondríaco demonstra ao fazê-lo padecer é igual a que você tem a seu dispor para melhorar-lhe a saúde. A imaginação que tem força para desgraçar também tem o poder de salvar. Nunca deixe a imaginação solta arrastá-lo na direção errada. Mantenha-a sempre firme no rumo de sua redenção.

*O livro “Yoga para Nervosos” encontra-se em PDF no Google.

2 comentários sobre “O PODER DA IMAGINAÇÃO

    1. LuDiasBH Autor do post

      Thaisa

      Muitos outros virão, pois o nosso Prof. Hermógenes legou-nos um trabalho fantástico.

      Beijos,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *