Pedro Américo – DAVID E ABISAG

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

pedro3

A composição David e Abisag é uma obra do pintor brasileiro Pedro Américo, em que ele apresenta uma temática religiosa. Ela foi pintada em Florença, e enviada ao Brasil, para fazer parte de uma exposição.

Abisag encontra-se inteiramente nua, de costas para o observador. Seus cabelos negros e longos caem sobre a cama. Seus olhos são escuros e amendoados. Ela traz na orelha um enorme brinco de ouro e, no braço direito uma pulseira de pérolas e outra de ouro. Uma imensa pulseira de ouro enfeita-lhe a perna direita, que descansa sobre a esquerda. Seus dedos estão enfeitados com anéis.

O rei Davi, já bem velho, encontra-se deitado ao lado da bela Abisag, cujo braço esquerdo enlaça o rei, enquanto o direito encaminha-se para tocar seu rosto. Ele se mostra visivelmente assustado com a presença desta mulher fascinante, a ponto de deixar cair a lira.

O local onde se encontram as duas figuras é muito luxuoso. Uma suntuosa cortina vermelha decora o fundo da tela. Joias espalham-se pela cama. Tapetes, peles e panos são vistos por todo o aposento.

Ficha técnica
Ano: 1879
Dimensões: 171,5 x 215,5 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: Acervo do Museu Nacional de Belas-Artes, Rio de Janeiro, Brasil

Fonte de pesquisa:
Pedro Américo/ Coleção Folha

2 comentários sobre “Pedro Américo – DAVID E ABISAG

    1. LuDiasBH Autor do post

      Domitila

      Agradeço a sua presença, comentário e generosidade. Será sempre um prazer tê-la aqui.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *