Pedro Américo – TIRADENTES SUPLICIADO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

deusa0004

A composição histórica Tiradentes Esquartejado, obra do pintor brasileiro Pedro Américo, também é conhecida por Tiradentes Supliciado. O impacto desta aflitiva composição, feita com um extremo realismo, tem sido motivo de muito estudo, artigos e teses até os dias de hoje.

O corpo do inconfidente mineiro, Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de Tiradentes, depois de esquartejado, é mostrado de uma forma contundente pelo pintor. As madeiras, em que seu corpo encontra-se, possuem a forma de uma cruz, lembrando o suplício de Jesus Cristo. A cabeça ensanguentada encontra-se num patamar mais alto, enquanto o tronco, braço direito e uma perna estão no inferior. Pendurada em um gancho de madeira, e amarrada por cordas, uma perna desce até quase o chão. Sob o tronco do mártir foi colocada uma cruz. Atrás dela está a corda, onde Tiradentes foi enforcado, e outros instrumentos usados para desconjuntar o corpo, com o sangue ainda a escorrer deles.

Ao fundo, descortina-se a paisagem da cidade. E de uma casa próxima ao local é possível ver pessoas que observam a crua cena.

Ficha técnica
Ano: 1893
Dimensões: 270 x 165 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil

Fonte de pesquisa:
Pedro Américo/ Coleção Folha

2 comentários sobre “Pedro Américo – TIRADENTES SUPLICIADO

  1. Edward

    LuDias
    Minas Gerais deve ter orgulho de ter sido o berço da Insurreição – corretamente chamada mineira – onde, pela primeira vez, brasileiros levantaram-se contra o reino, querendo a liberdade, querendo ser um país independente e soberano. A vilania e a crueldade com que trataram Tiradentes está, como você muito bem explicou, muito bem e artisticamente exposta, com máxima realidade. Esta imagem deveria permanecer perene em todo o espírito de nosso povo, que deve se manter alerta, para que a nossa soberania não seja um dia arrebatada pela ambição de países estrangeiros.

    Abraços

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Ed

      Essa pintura é muito tocante. Tiradentes pagou o nosso sonho de liberdade com a sua vida. Lutar para que sejamos um povo livre é o mínimo que podemos fazer em sua homenagem. Bendito seja Tiradentes! Benditos sejam todas as nações livres! Bendito seja cada homem que luta para continuar livre!

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *