Rubens – A ANUNCIAÇÃO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

pedra123

A composição denominada A Anunciação é uma obra do pintor barroco Peter Paul Rubens, o mais importante de todos os pintores flamengos do século XVII.

O artista barroco pinta a Virgem Maria recebendo a visita do anjo num ambiente bastante requintando. Estão presentes na pintura os elementos mais tradicionais da Anunciação:

• a virgem Maria
• o anjo Gabriel
• o Espírito Santo

Maria encontra-se suntuosamente vestida como uma verdadeira rainha. Ela usa um vestido branco, cor da pureza, com um manto azul sobre ele. Um cortinado vermelho, atrás dela, põe em destaque o seu rosto. Antes da chegada do anjo ela estava ajoelhada em seu genuflexório, conforme testemunha seu livro de orações, aberto, sobre o qual detém sua mão esquerda. De pé, virada para o anjo, ela o saúda com a mão direita. Seu rosto está ruborizado. E seu corpo levemente inclinado para trás mostra a sua surpresa diante da presença do anjo.

O anjo Gabriel, que se ajoelha diante de Maria, também está ricamente vestido. Tem cabelos dourados e a pele branca. Usa uma túnica cinza azulada e um manto dourado, que se espalha sobre suas possantes asas. Um de seus pés descalços encontra-se à vista. Ele olha suplicante para a Virgem, como se lhe pedisse para aceitar a incumbência que lhe traz. Com a mão direita, em saudação direcionada a Maria, ele leva o observador a dirigir seu olhar para ela.

O Espírito Santo, em forma de uma pomba branca, encontra-se centralizado na parte superior da pintura, jogando sobre Maria os sete raios de ouro (os dons do Espírito Santo: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus). Dois pequenos anjos estão à sua direita e três à esquerda.

A virgem é uma mulher jovem e bela, parecida com as deusas mitológicas pintadas pelo artista. Ela se veste de acordo com a nobreza da época do pintor. Tanto ela quanto o anjo Gabriel são robustos, tipicamente barrocos. A pintura é misto de cores, luz e movimento.

Ficha técnica
Ano: c. 1609 -1610
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 224 x 200 cm
Localização: Kunsthistorisches Museum, Viena, Áustria

Fontes de pesquisa
Rubens/ Taschen
http://caravaggista.com/2011/12/the-annunciation/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *