Velázquez – RETRATO DO ANÃO FRANCISCO LEZCANO

Autoria de LuDiasBH

retanao

A composição Retrato do Anão Francisco Lezcano, também conhecida como Francisco Lezcano, o Menino de Vallescas, é uma das obras mais admiráveis do pintor espanhol Diego Velázquez, que captou com sensibilidade e carinho o seu retratado, como fez com outros anões, truões e doentes mentais. É tido como um dos retratos mais comoventes da história da arte.

O pequeno e disforme Francisco Lezcano era conhecido como Vizcaíno. Segundo relatos, ele sofria de “cretinismo com oligofrenia”.

O retratado encontra-se vestido de verde, sentado na entrada de um local parecido com uma gruta, tendo às costas a vista de uma serra. Sua perna direita, deformada, é bem menor do que a esquerda. Ele traz nas mãos rechonchudas um maço de cartas de baralho, para que se entretenha durante a sessão de pintura. Apesar de seu diminuto corpo, possui uma cabeça grande, que se inclina ligeiramente para trás. Seu rosto, embora de uma beleza indescritível, não repassa nenhum tipo de emoção, como se tivesse alheio a tudo a sua volta. A boca semiaberta deixa à vista alguns de seus dentes, embora não esteja sorrindo. Os olhos parecem fitar algo distante ou possivelmente o nada.

Ficha técnica
Ano: 1636-1644
Dimensões: 107 x 83 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: Museu do Prado, Madri, Espanha

Fontes de pesquisa
Velázquez/ Taschen
Velázquez/ Coleção Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *