Autoria de Lu Dias Carvalho
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Michelangelo Buonarroti — juntamente com Leonardo da Vinci e Rafael Sanzio — é um dos artistas mais brilhantes da arte florentina, destacando-se tanto na arte pictórica quanto na escultórica. Hoje vamos estudar uma de suas belíssimas obras pictóricas, sobre a qual assim falou o historiador Giorgio Vasari: “Arte da pintura, diretamente inspirada por Deus… mostra-nos a miséria dos malditos e a alegria dos benditos… nele se podem ver maravilhosamente retratadas todas as emoções que a natureza humana pode experimentar… as figuras de Micelangelo revelam pensamentos e emoções que somente ele soube exprimir”. Primeiramente é necessário acessar o link Michelangelo – O JUÍZO FINAL e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.
Obs.: Enriqueça a sua capacidade interpretativa das obras de arte acessando o link acima. Faz-se necessário ler o texto integralmente.
- O Juízo Final, afresco que ocupa a parede do altar da ………….., é composto por cenas religiosas e mitológicas.
- Capela dos Medici
- Capela Sistina
- Capela Sasseti
- Capela de S. Maria do Povo
- Na pintura acima tudo gira em redor da figura de ………, como se essa estivesse se levantando, com o joelho direito ainda dobrado.
- Jesus Cristo
- São Lourenço
- São Pedro
- São Paulo
- Todas as alternativas sobre o gestual de Jesus Cristo estão corretas, exceto:
- A mão direita ergue-se num gesto de condenação dos pecadores.
- A mão esquerda chama os eleitos para o paraíso prometido.
- O braço esquerdo reforça a sensação de movimento giratório em toda a obra.
- Tendo a sua Mãe ao lado, Jesus se mostra numa atitude decisiva.
- Michelangelo, ao iniciar esta pintura, tinha quase 60 anos de idade e ainda continuava preferindo a:
- pintura à escultura
- arquitetura à pintura
- arquitetura à escultura
- escultura à pintura
- As quatro cenas estão dispostas em quatro trechos horizontais:
- Os dois trechos superiores pertencem à ordem celestial.
- Nos trechos superiores concentra-se um número menor de figuras;
- Os dois trechos inferiores pertencem ao mundo terreno e ao Inferno
- Os dois trecho inferiores foram inspirados em “A Divina Comédia” de Dante.
- Existem neste afresco de cerca de ……………… figuras, entre santos, patriarcas, apóstolos, mártires, virgens, anjos, homens, etc.
- quatrocentas
- duzentas
- setecentas
- trezentas
- No que diz respeito ao tamanho das figuras, apenas uma das alternativas está incorreta:
- As figuras são apresentadas em diferentes tamanhos.
- As figuras maiores representam a ordem celestial.
- O grupo central, onde está Cristo, tem uma escala menor.
- As figuras que representam o mundo terreno são menores.
- Quanto à disposição das figuras, marque a alternativa errada:
- Na parte superior da parede estão Cristo, a Virgem e dois grupos de santos e de mártires.
- Ao centro estão os anjos com trombetas e dois grupos simétricos de eleitos subindo ao céu, enquanto os condenados são lançados ao Inferno.
- Nas duas lunetas (no alto da composição) — os anjos trazem os símbolos da paixão.
- Na base, à esquerda, Coronte atravessa os condenados em sua barca em direção a Minos e outros demônios.
- Na parte superior, Jesus Cristo — figura central da composição — surgindo de um nimbo de luz dourada, está sentado, acompanhado pela Virgem e rodeado pelos doze apóstolos, ………., anjos, eleitos e santos.
- seu pai adotivo José
- João Batista
- sua avó Sant’Ana
- Deus Pai
- Todos os santos estão identificados por seus tributos, exceto:
- São Paulo pela grelha de seu martírio.
- São Pedro pelo feixe de chaves.
- São Sebastião pelas flechas.
- Santa Catarina pela roda de facas.
- Os atributos da Paixão de Cristo presentes na obra são:
- a coroa de espinhos
- a cruz e os cravos
- a coluna da flagelação
- Todas as respostas estão corretas.
- 12 A figura …………. é o centro temático e simbólico da cena representada e também o centro compositivo da obra.
- da Virgem Maria
- de São Pedro
- de Jesus Cristo
- de Santa Catarina
- Todas as afirmativas sobre o modo como Cristo é retratado na composição estão corretas, exceto:
- Traz os cabelos curtos.
- Sua barba é ruiva.
- Seu corpo é atlético.
- Possui forte gestual.
- Ainda no que diz respeito a Cristo em relação à obra, só uma resposta está errada:
- Sua cabeça e mão direita, assim como o olhar, estão voltados para o grupo de pecadores que se encontra à sua esquerda.
- Nos pés e mãos ainda estão as marcas de sua flagelação e há também um pequeno corte logo abaixo de seu peito direito.
- A mão direita levantada acima da cabeça exprime autoridade e determinação, sinal de que chegou a hora de julgar os justos e os pecadores,
- Não se trata mais do Cristo misericordioso, mas de um juiz com toda a sua “terribilidade”.
- Logo abaixo do Cristo juiz encontram-se os sete anjos ……….., fazendo soar suas trombetas, anunciando a hora do Juízo Final para toda a humanidade. Um deles segura o Livro da Vida e o outro, o Livro da Morte.
- núncios da Boa Nova
- auxiliares de Cristo
- da Ressurreição
- do Apocalipse
- Todas as afirmativas sobre os anjos presentes no afresco estão corretas, exceto:
- À direita deles os bons vão deixando seus túmulos, puxados por outros anjos, para ascenderem aos céus.
- À esquerda deles se encontram os maus, empurrados por anjos e puxados pelos demônios para o inferno.
- Anjos com seus mantos cinzas carregam os atributos da Paixão de Cristo.
- O primeiro deles, com a mão no rosto em atitude de horror, é puxado por demônios até a barca que o levará para o inferno.
- Apenas uma das afirmativas sobre a Virgem Maria está incorreta:
- Implora ao Filho por clemência para com a humanidade.
- Tem suas súplicas atendidas por seu Filho.
- Observa entristecida o mundo terreno abaixo.
- Acompanha o Filho durante o julgamento.
- Coronte, figura mitológica, está presente na obra “A Divina Comédia” de Dante Alighieri. Ele é:
- o barqueiro dos mortos
- o assistente de Mino
- o capataz do Inferno
- o conselheiro dos condenados
- Sobre as cenas da ressurreição podemos afirmar que, exceto:
- Anjos com cornetas acordam os mortos que saem de seus túmulos, entorpecidos.
- Os esqueletos dos que já morreram estão sendo encobertos pela carne.
- Os eleitos situam-se na parte inferior da composição, à direita.
- Figuras de corpos robustos movimentam-se, deixando um vazio no centro.
- O pintor, para se vingar de um de seus críticos, retratou-o com a aparência de:
- Um pecador sendo consumido pelo fogo do Inferno.
- Uma mulher sendo empurrada para dentro da boca do Inferno.
- Um homem preso pelos braços musculosos de um demônio nu.
- Minos com uma serpente enrodilhada no corpo, a morder seus genitais.
- Michelangelo se autorretrata nesta obra. É preciso muita acuidade para encontrá-lo, algo necessário a um estudante de arte. Cabe ao participante encontrá-lo e contabilizar um ponto na soma do gabarito. Se não conseguir, não conte o ponto (ver texto sobre a obra).
Gabarito
1.b / 2.a / 3.c / 4.d / 5.b / 6.a / 7.c / 8.d / 9.b / 10.a / 11.d / 12.c / 13.b / 14.a / 15.d / 16.c / 17.b / 18.a / 19.c / 20.d / 21….
Obs.: Conheça mais sobre a vida do artista acessando o link abaixo:
Mestres da Pintura – MICHELANGELO BUONARROTI
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Lu
O “Juízo Final”, pintado na Capela Sistina pelo pintor e escultor Michelangelo, representa a segunda vinda de Cristo, como é falado na narrativa bíblica. O artista dedicou sete anos de sua vida pintando do topo para baixo. Sua obra revela sua forte personalidade, muita criatividade e emoção na sua concepção. Michelangelo possuía a sabedoria, força e talento que só os grandes mestres carregam.
Marinalva
O que Michelangelo tinha de talento também possuía em personalidade. Esse seu trabalho é realmente magnífico. É como você diz:
“Michelangelo possuía a sabedoria, a força e o talento que só os grandes mestres carregam.”
Abraços,
Lu