Autoria de Lu Dias Carvalho
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O pintor italiano de nome Jacopo Robusti, porém, conhecido como Tintoretto, é tido como um dos mais importantes nomes do Maneirismo do final do século XVI. Ao que parece, ele buscava uma pintura capaz de tocar o coração das pessoas. Ambicionava, através de sua pintura, repassar as histórias bíblicas e as lendas sagradas de um modo diferente, levando o observador a emocionar-se através da profunda dramaticidade que imprimia em suas obras. No período em que viveu Tintoretto, a arte pictórica primava pela excelência técnica e ele a dominaria muito bem, se o quisesse. Contudo, o artista buscava por caminhos novos para expressar sua arte. Não lhe interessava o acabamento meticuloso da obra, pois seu propósito era apresentar sua visão pessoal sobre a representação de lendas e mitos do passado. Assim que imaginava ter transmitido o que almejava, dava a pintura por acabada. Isso o levou em sua época a receber críticas pelo “fraco” acabamento que dava às suas telas, o que hoje é visto com um outro olhar, uma vez que os grandes inovadores da arte recusam a perfeição técnica, valorizando mais a criatividade. A obra que estudamos hoje encontra-se entre as mais conhecidas do pintor. Primeiramente é necessário acessar o link Tintoretto – SÃO JORGE E O DRAGÃO e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer pertinente.
- A temática da composição refere-se a:
- uma cena bíblica
- um fato histórico
- uma lenda cristã
- uma cena mitológica
- O pintor representa a cena com São Jorge enfrentando o dragão, para salvar:
- um homem
- uma princesa
- um frade
- uma rainha
- A composição apresenta uma sucessão de linhas. Marque a alternativa incorreta:
- O corpo da jovem subindo a colina.
- O corpo do morto sobre a areia.
- O santo e o dragão formando um arco.
- Os círculos no céu e a encosta.
- Sobre o homem morto não podemos afirmar que:
- Apresenta-se com a genitália visível.
- Encontra-se entre o dragão e a jovem mulher.
- Posiciona-se à esquerda de São Jorge e seu cavalo.
- Sua postura lembra a de Cristo crucificado
- Sobre a jovem mulher não nos é possível afirmar que:
- A narrativa visual da cena tem início nela.
- Corre em direção ao observador.
- Seu manto verde avoluma-se para trás.
- Ocupa o primeiro plano da composição.
- Deus Pai, envolto por círculos de luz, aparece entre as nuvens para:
- Levar a alma do morto para o Céu.
- Abençoar São Jorge em sua luta contra o mal.
- Proteger a jovem contra as forças do mal.
- Observar a luta entre o bem e o mal.
- As cores da vestimenta da mulher estão presentes:
Marque a alternativa incorreta
- na roupa do morto
- nas vestes do santo
- nas nuvens
- no dragão
- O que dá equilíbrio à parte esquerda da composição é:
- A jovem e o tronco inclinado formando um V
- O corpo estendido do homem morto.
- O mar azulado batendo nos rochedos.
- São Jorge, seu cavalo branco e o dragão.
- É a parte responsável por levar o olho do observador para o alto, onde se encontra Deus Pai:
- a asa do dragão
- as árvores
- a linha costeira
- a espuma das ondas
- Tintoretto foi capaz de aumentar a tensão e o exaspero em sua pintura ao:
- Pintar São Jorge transpassando a boca do dragão com sua lança.
- Fazer uso da luz sobrenatural e de tonalidades fracionadas.
- Mostrar o exato momento em que o drama atinge seu ápice.
- Colocar no fundo da cena o herói da narrativa.
Gabarito
1.c / 2.b / 3.d / 4.a / 5.c / 6.b / 7.d / 8.a / 9.c / 10.b
Obs.: Conheça mais uma obra do artista, acessando o link abaixo:
Tintoretto – CRISTO NO MAR DA GALILEIA
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Lu
Os artistas do estilo Maneirista utilizaram da arquitetura, escultura, artes plásticas, música e literatura para apresentar uma arte diferente, que tivesse mais exagero, perturbasse com mais beleza . Pintores como Pontormo e Tintoretto deixaram obras belíssimas, como a estudada. Obras que nos mostram os avanços maneiristas , cada artista com seu modo peculiar de ver e retratar o mundo.
Marinalva
A história da arte é sempre enriquecida quando se agrega a ela novos estilos. O Maneirismo, à sua maneira, foi bem peculiar. Tivemos grandes artistas que abraçaram tal estilo, como os citados por você.
Abraços,
Lu