Autoria de Lu Dias Carvalho
(Clique na imagem para ampliá-la.)
Já vimos que a arte de Giotto — especialmente em Florença — foi responsável por mudar toda a história da pintura, abandonando a rigidez da arte bizantina. Contudo, não podemos nos esquecer de que nem toda a Itália abraçou tais mudanças ao mesmo tempo. Em Siena — cidade rival de Florença — os artistas continuavam a trabalhar com as influências recebidas dos países do norte europeu. Seguiam a tradição medieval de ajustar as figuras a um determinado padrão, ainda que conhecessem o formato e as proporções reais das coisas. Ao analisarmos esta pintura, veremos que os mestres de Siena não romperam com a tradição bizantina abruptamente como fizeram os de Florença, embora possamos ver indícios dos ensinamentos de Giotto nesta obra. Primeiramente é necessário acessar o link Simone Martini e Lippo Memmi – A ANUNCIAÇÃO e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.
Obs.: Faz-se necessário que o participante leia o texto indicado pelo link, integralmente, para aguçar a sua capacidade de interpretação das obras.
- O retábulo Anunciação é obra dos pintores italianos Simone Martini e de seu cunhado Lippo Memmi, dois mestres da escola do conceituado Duccio que ficava na cidade de….
- Siena
- Florença
- Veneza
- Roma
- O retábulo é uma construção de madeira, mármore ou de outro metal, com adornos, que fica por trás e/ou acima do altar e que normalmente contém um ou mais painéis pintados ou em baixo-relevo.
A afirmação acima está:
- incorreta
- correta
- semicorreta
- Nenhuma das respostas.
- A composição em estudo é uma obra religiosa. Os medalhões apresentados na pintura referem-se aos…….
- anjos
- santos
- profetas
- apóstolos
- O artista Simone Martini foi um dos mais famosos mestres do estilo…….. da cidade de Siena, tendo sido muito admirado pela delicadeza de sua arte.
- Bizantino
- Românico
- Grego
- Gótico
- Maria segura na mão esquerda um livro vermelho, entreaberto por seu dedo……….., como se o estivesse lendo anteriormente.
- indicador
- polegar
- mindinho
- anelar
- O anjo Gabriel traz na mão esquerda um ramo de…………, simbolizando a paz e sua missão de anunciador.
- oliveira
- lírio
- açucena
- murta
- Toda a pintura lembra um minucioso trabalho de………….., com as figuras sobressaindo do fundo dourado, tendo sido ali habilmente colocadas no complexo formato de retábulo.
- artesão
- bordadeira
- ferreiro
- ourives
- Os dois artistas trabalharam o corpo da Virgem Maria de modo que esse ficasse emoldurado……..
- pelo Espírito Santo
- pelo medalhão
- pelo arco ogival
- pelo recosto do banco
- É possível enxergar os ensinamentos do mestre Giotto nesta obra através das figuras tridimensionais nela presentes, tais como:
- o vaso
- o banco
- o livro
- Todas as respostas estão corretas.
- No centro da composição, no alto do arco ogivado, há uma pomba, símbolo do Espírito Santo, rodeada por querubins de…………….
- quatro asas
- três asas
- duas asas
- uma asa
-
A cena acontece num cenário……………….., ricamente decorado em ouro. As duas figuras centrais são delgadas, líricas e magnificentes.
- realista
- imaginário
- não fictício
-
não ilusório
- Todas as afirmativas relativas à pintura estão corretas, exceto:
- O anjo Gabriel desce do Céu para levar a mensagem de Deus enviada à Virgem Maria.
- No centro da composição, no alto do arco ogivado, há uma pomba, símbolo do Espírito Santo.
- Os corpos esguios com curvas suaves estão cobertos por vestimentas flutuantes.
- O corpo da Virgem Maria se expande para ficar emoldurado pelo arco ogival da direita.
- Esta pintura, obra de dois mestres italianos, é tida como uma das mais belas obras-primas da arte………….
- românica
- grega
- gótica
- estilo Internacional
- A técnica usada pelos artistas foi:
-
- têmpera sobre madeira
- têmpera sobre tela
- afresco
- aquarela
Gabarito
1.a / 2.b / 3.c / 4.d / 5.b / 6.a / 7.d / 8.c / 9.d / 10.a/ 11.b/ 12.d/ 13.c/ 14.a
Obs.: Conheça outra obra de Simone Martini acessando o link abaixo:
Simone Martini – CRISTO CARREGANDO A CRUZ
Views: 8
Lu
Como é interessante a diferença de percepção entre os mestres de Florença e os de Siena nessa fase da história da arte. Os de Florença conseguiram romper o modelo rígido e tradicional das influências bizantinas, enquanto os de Siena ficaram presos à arte medieval, mais limitada e conservadora. Isso é uma reflexão importante para percebermos que a mudança de paradigma só acontece se houver ruptura de modos arcaicos e conservadores, caso contrário “tudo fica como dantes no quartel de Abrantes”.
Existe muita resistência em experimentar o novo. Muitas pessoas têm medo de inovar, estão aprisionadas a conceitos estabelecidos pela cultura dominante, muitas vezes ultrapassados. A vida é dinâmica e a mente tem um poder fantástico para realizar transformações em todas as áreas. É fundamental haver liberdade para fazer brotar a criatividade, elemento crucial para o surgimento do novo e para o aprimoramento humano.
Hernando
Os artistas de Florença eram realmente abertos ao novo, tanto é que essa cidade foi o berço do Renascimento. Para isso eles fizeram muitas descobertas e quebraram tabus, como veremos em outras aulas que virão. O que você argumenta é a mais pura verdade:
“Muitas pessoas têm medo de inovar, estão aprisionadas a conceitos estabelecidos pela cultura dominante, muitas vezes ultrapassados”.
Abraços,
Lu