Autoria de Lu Dias Carvalho
O afresco intitulado a Tentação de Cristo, cujo autor é desconhecido, é uma obra pertencente ao estilo românico. A arte dessa época estava voltada para a vida religiosa. Empregava a narrativa e o simbolismo para transmitir as mensagens bíblicas, uma vez que a imensa maioria das pessoas não sabia ler, ou seja, era analfabeta.
A obra em questão faz parte de uma série de afrescos que adornava o teto da Ermita de San Baudello de Berlanga, na província de Soria, na Espanha. Chama a atenção por suas cores vivas e pelas figuras estilizadas.
As figuras apresentam grandes cabeças, olhos, mãos e pés, traços angulosos e expressivos similares àqueles da iconografia bizantina. Apresenta a história de Cristo sendo tentado pelo demônio no deserto e inclui três episódios:
- O demônio tenta Jesus Cristo, incentivando-o a transformar as pedras em pães, a fim de matar a sua fome, como mostram as pedras caindo de suas mãos, à esquerda.
- Sugere que Jesus Cristo atire-se de um penhasco para ser salvo pelos anjos, como mostra as duas figuras ao meio.
- Após o fracasso do demônio, os anjos dão alimento a Jesus Cristo que já se encontra há 40 dias em provação, sem comer (figuras à direita).
Curiosidade:
Afresco é uma pintura realizada sobre emboço ainda fresco. As cores são diluídas em água. Esta técnica foi muito usada por gregos e romanos.
Ficha técnica
Ano: c. 1120 -1140
Artista: desconhecido
Técnica: afresco (atualmente sobre tela)
Dimensões: 2,13 m x 3,00
Localização: Museu Metropolitano de Arte, Nova York, EUA
Fontes de pesquisa
Tudo sobre Arte/ Editora Sextante
https://www.evangelizarconelarte.com/cuadros-del-mes/icono-de-la-trinidad-de-andrei-rublev-1425/
Views: 12