ESTAR COM O OVO VIRADO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

ovo

Existem pessoas com as quais é difícil lidar, pois parecem se encontrar sempre de ovo virado. Estão sempre de mal com tudo à sua volta, reclamando disso e daquilo, pois nada está bom, nada lhes agrada.  Não carregam sorrisos nos lábios e tampouco louvam o nascer de um novo dia, nem mesmo que ganhassem uma galinha com ovos de ouro. Um cumprimento na boca de gente desse tipo é como chuva no deserto, e conversar com elas é um desperdício de palavras. É uma danação conviver com uma pessoa que já acorda com o ovo virado, pois nos faz ter azia ou má digestão. O melhor a fazer é botar milhas e milhas de distância de gente assim, pois viver pisando em ovos não é tarefa fácil nos dias de hoje.

Alguns carrancudos alegam que, ao exercer a função de chefia, precisam estar sempre sérios e azedos, para serem respeitado pelos comandados. Certos patrões no trato com seus serviçais acham que esses não são merecedores de gentilezas para não ficarem mal-acostumados. E existem certos tipos que basta subir num tijolo para mudar a personalidade, achando-se os tais, acima de todos.  Franzem cara, como se tivessem com um ovo atravessado na saída do oritimbó.  Tola raça humana, não aprende mesmo que a vida é passageira e somos todos iguais diante da morte e, consequentemente,  deveríamos ser iguais também diante da vida.

Onde fica o ovo virado na história? A sabedoria popular é de uma riqueza inestimável. Nada possui base científica, sendo tudo fruto da observação empírica. As expressões criadas caem sempre como uma luva. A expressão estar de ovo virado, por exemplo, é de origem popular, nascida da observação do povo no meio rural. Assim como o bebê deve nascer com a cabecinha para baixo, para não trazer demasiado sofrimento à mãe, o saber popular reza que o  ovo da galinha deve estar com a parte mais fina para baixo, na hora de ser expelido. Caso esteja ao contrário, a ave passa por maus momentos, podendo até morrer. Qualquer um fica nervoso e mal-humorado com a presença da dor, até mesmo os bichos, nascendo daí a expressão estar com o ovo virado. Vale lembrar que os humanos não precisam sentir dor para ficarem com o ovo virado.

E por falar em ovo, quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

 

12 comentaram em “ESTAR COM O OVO VIRADO

  1. Adevaldo R. de Souza

    Lu

    Conta-se que o escritor português Bocage estava de “ovo virado” com Pedro Malasartes, motivado pela sua esperteza. Passou em frente à casa de Malasartes, que estava na varanda e perguntou:

    – Pedro qual a melhor parte da galinha?

    – O ovo – respondeu-lhe Malasartes.

    Depois de um ano Bocage passou de novo em frente à casa de Malasartes e perguntou?

    – Pedro, acompanhado de que?

    – Com sal e pimenta – respondeu Malasartes

    Bocage ficou uma “arara” e resmungou: só o diabo dá jeito nessa peste.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Adevaldo

      Pedro Malasartes não era fácil. As suas histórias são muito engraçadas. O moleque tinha uma inteligência muito grande. Será que ele existiu mesmo ou apenas faz parte do imaginário português, como o nosso Jeca Tatu? Adorei o seu causo.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  2. Marinalva Autor do post

    Lu,
    conheço muita gente assim. Acho que os cientistas deveriam descobrir um meio de neutralizar esse tipo de pessoas. Enquanto isso não acontece, somos obrigados a tolerar todo tipo de grosseria de gente desse tipo.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Marinalva

      Se houvesse uma vacina para neutralizar pessoas de ovo virado seria uma alegria no mundo, pois ninguém merece gente assim. É verdade!

      Beijos,

      Lu

      Responder
  3. José

    Lu

    Análise excelente, com muito bom humor, desta metáfora popular. Pisando em cascas de ovos também significa que ficamos com pessoas impertinentes, que não prestam atenção no que falam e se metem onde não são chamados, não respeitando o espaço alheio. São aqueles que a gente diz: “a cabeça dela e bunda de bebê são iguais”!
    Grande abraço.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      José Procópio

      É duro ter que viver pisando em ovos, sempre com medo de machucar o ego de certas pessoas que se sentem magoadas por dê cá essa palha. E pior, modificam o que realmente falamos, mudando todo o contexto. Conheço algumas que são exatamente assim. Quero distância delas.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  4. Alfredo Domingos

    Lu

    Inicialmente faço cumprimentos pela escolha do tema. Você conduziu o texto de forma leve, trazendo a visão popular para nós. A sabedoria está, acima de tudo, na simplicidade. Matutando sobre o assunto, lembrei-me da expressão “pessoa de maus bofes”, que se aproxima bastante desta do “ovo virado”.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Alf

      Imagine um indivíduo de ovo virado encontrando-se com um de maus bofes! Vixe Maria! O bom mesmo é passar longe.

      Responder
  5. Ana Lúcia

    Lu

    Tive um chefe em Brasília que quando entrava na sala a gente dizia: ‘psiu.. hoje ele está de ovo virado. Ainda acrescentávamos que a mulher provavelmente deveria ter dormido de jeans. Conviver com este tipo de gente é dose.

    Responder
    1. LuDiasBH

      Aninha

      Tais pessoas exigem muito da gente. É preciso sempre estar pisando em casca de ovos.
      Não me agrada viver com pessoas assim.

      Beijos,

      Lu

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.