Autoria de LuDiasBH
Existem pessoas com as quais é difícil lidar, pois parecem se encontrar sempre de ovo virado, de mal com a vida. Sorriso nos lábios é como chuva no deserto. Um cumprimento na boca é desperdício de palavras. É uma danação conviver com as tais. Algumas alegam que, quem exerce o papel de chefia, precisa estar sempre sério, carrancudo, para ser respeitado. Outras, incluindo certos patrões no trato com seus serviçais, acham que empregados pertencem a outra estirpe, não merecedora de gentilezas. E, para algumas outras, basta apenas subirem num tijolo para mudarem a personalidade, ainda que exerçam o simples papel de síndico ou chefe de escritório. Franzem a cara, como se tivessem com um ovo atravessado na saída do oritimbó. Tola raça humana, não aprende mesmo que a vida é passageira e somos todos iguais diante da morte e, consequentemente, deveríamos ser, também, diante da vida.
Como já dissemos várias vezes, a sabedoria popular é de uma riqueza inestimável, pois nada possui base científica, sendo tudo fruto da observação empírica. E cai sempre como uma luva. A expressão “estar de ovo virado”, por exemplo, é de origem popular, nascida da observação do povo no meio rural. Assim como o bebê, que deve nascer com a cabecinha para baixo, para não trazer demasiado sofrimento à mãe, o ovo da galinha deve estar com a parte mais fina para baixo, na hora de ser expelido. Caso esteja ao contrário, a ave passa por maus momentos, coitadinha, podendo até morrer. E com a presença da dor qualquer um fica nervoso e mal-humorado, até mesmo os bichos.
Nota: Imagem copiada de virgula.uol.com.br
Lu,
Inicialmente, faço cumprimentos pela escolha do tema. Você conduziu o texto de forma leve, trazendo a visão popular para nós. A sabedoria está, acima de tudo, na simplicidade. Matutando sobre o assunto, lembrei-me da expressão “pessoa de maus bofes”, que se aproxima bastante desta do “ovo virado”.
Abraço,
Alfredo Domingos
Alf
É verdade, existe também a expressão “pessoa de maus bofes”… risos.
Imagine um indivíduo de ovo virado encontrando-se com um de maus bofes!
Vixe Maria! O bom mesmo é passar longe.
Abraços,
Lu
Lu querida,
Tive um chefe em Brasília que quando entrava na sala, a gente dizia: ‘psiu.. hoje ele está de ovo virado. Ainda acrescentávamos que a mulher provavelmente deveria ter dormido de jeans’.Conviver com este tipo de gente é dose. Um abraço. Ana
Aninha
Tais pessoas exigem muito da gente.
É preciso sempre estar pisando em casca de ovos.
Não me agrada viver com pessoas assim.
Beijos,
Lu