Autoria de Lu Dias Carvalho
Existem pessoas com as quais é difícil lidar, pois parecem se encontrar sempre de ovo virado. Estão sempre de mal com tudo à sua volta, reclamando disso e daquilo, pois nada está bom, nada lhes agrada. Não carregam sorrisos nos lábios e tampouco louvam o nascer de um novo dia, nem mesmo que ganhassem uma galinha com ovos de ouro. Um cumprimento na boca de gente desse tipo é como chuva no deserto, e conversar com elas é um desperdício de palavras. É uma danação conviver com uma pessoa que já acorda com o ovo virado, pois nos faz ter azia ou má digestão. O melhor a fazer é botar milhas e milhas de distância de gente assim, pois viver pisando em ovos não é tarefa fácil nos dias de hoje.
Alguns carrancudos alegam que, ao exercer a função de chefia, precisam estar sempre sérios e azedos, para serem respeitado pelos comandados. Certos patrões no trato com seus serviçais acham que esses não são merecedores de gentilezas para não ficarem mal-acostumados. E existem certos tipos que basta subir num tijolo para mudar a personalidade, achando-se os tais, acima de todos. Franzem cara, como se tivessem com um ovo atravessado na saída do oritimbó. Tola raça humana, não aprende mesmo que a vida é passageira e somos todos iguais diante da morte e, consequentemente, deveríamos ser iguais também diante da vida.
Onde fica o ovo virado na história? A sabedoria popular é de uma riqueza inestimável. Nada possui base científica, sendo tudo fruto da observação empírica. As expressões criadas caem sempre como uma luva. A expressão estar de ovo virado, por exemplo, é de origem popular, nascida da observação do povo no meio rural. Assim como o bebê deve nascer com a cabecinha para baixo, para não trazer demasiado sofrimento à mãe, o saber popular reza que o ovo da galinha deve estar com a parte mais fina para baixo, na hora de ser expelido. Caso esteja ao contrário, a ave passa por maus momentos, podendo até morrer. Qualquer um fica nervoso e mal-humorado com a presença da dor, até mesmo os bichos, nascendo daí a expressão estar com o ovo virado. Vale lembrar que os humanos não precisam sentir dor para ficarem com o ovo virado.
E por falar em ovo, quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?
Views: 63
Lu
Muito legal o “causo”, terrível seria começar o dia com o “ovo virado” e chocado!
Antonio
É verdade!
Abraços,
Lu
Lu
Conta-se que o escritor português Bocage estava de “ovo virado” com Pedro Malasartes, motivado pela sua esperteza. Passou em frente à casa de Malasartes, que estava na varanda e perguntou:
– Pedro qual a melhor parte da galinha?
– O ovo – respondeu-lhe Malasartes.
Depois de um ano Bocage passou de novo em frente à casa de Malasartes e perguntou?
– Pedro, acompanhado de que?
– Com sal e pimenta – respondeu Malasartes
Bocage ficou uma “arara” e resmungou: só o diabo dá jeito nessa peste.
Adevaldo
Pedro Malasartes não era fácil. As suas histórias são muito engraçadas. O moleque tinha uma inteligência muito grande. Será que ele existiu mesmo ou apenas faz parte do imaginário português, como o nosso Jeca Tatu? Adorei o seu causo.
Abraços,
Lu
Lu,
conheço muita gente assim. Acho que os cientistas deveriam descobrir um meio de neutralizar esse tipo de pessoas. Enquanto isso não acontece, somos obrigados a tolerar todo tipo de grosseria de gente desse tipo.
Marinalva
Se houvesse uma vacina para neutralizar pessoas de ovo virado seria uma alegria no mundo, pois ninguém merece gente assim. É verdade!
Beijos,
Lu
Lu
Análise excelente, com muito bom humor, desta metáfora popular. Pisando em cascas de ovos também significa que ficamos com pessoas impertinentes, que não prestam atenção no que falam e se metem onde não são chamados, não respeitando o espaço alheio. São aqueles que a gente diz: “a cabeça dela e bunda de bebê são iguais”!
Grande abraço.
José Procópio
É duro ter que viver pisando em ovos, sempre com medo de machucar o ego de certas pessoas que se sentem magoadas por dê cá essa palha. E pior, modificam o que realmente falamos, mudando todo o contexto. Conheço algumas que são exatamente assim. Quero distância delas.
Abraços,
Lu
Lu
Inicialmente faço cumprimentos pela escolha do tema. Você conduziu o texto de forma leve, trazendo a visão popular para nós. A sabedoria está, acima de tudo, na simplicidade. Matutando sobre o assunto, lembrei-me da expressão “pessoa de maus bofes”, que se aproxima bastante desta do “ovo virado”.
Alf
Imagine um indivíduo de ovo virado encontrando-se com um de maus bofes! Vixe Maria! O bom mesmo é passar longe.
Lu
Tive um chefe em Brasília que quando entrava na sala a gente dizia: ‘psiu.. hoje ele está de ovo virado. Ainda acrescentávamos que a mulher provavelmente deveria ter dormido de jeans. Conviver com este tipo de gente é dose.
Aninha
Tais pessoas exigem muito da gente. É preciso sempre estar pisando em casca de ovos.
Não me agrada viver com pessoas assim.
Beijos,
Lu