NOITE ESTRELADA (Aula nº 89 C)

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Autoria de Lu Dias Carvalho

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Com frequência penso que a noite é mais viva e mais rica em cores do que durante o dia. Eu confesso não saber a razão, mas olhar as estrelas sempre me faz sonhar. Saio noite afora para pintar estrelas. (Van Gogh) (Van Gogh)

Neste quadro, quase síntese cósmica de toda uma busca humana e pictórica de Van Gogh, é como se astros, mundo, terra e céu girassem numa trepidante atmosfera, sob cuja proteção pintou um povoado que, a julgar por seu campanário, recorda mais os de sua meninice na Holanda do que as aldeias provençais. (Laura García Sánchez)

A noite esteve muito presente nas telas de Van Gogh, nos seus últimos anos de vida, como se ele buscasse algo além das estrelas. Anteriormente a esta tela fantástica, o artista pintou Terraço de Café na Praça do Fórum e também Noite Estrelada sobre o Ródano (ambos presentes no blog), tendo a noite como tema. O pintor tinha uma maneira peculiar de retratar a noite. Para superar o escuro, usava várias velas acesas na aba de seu chapéu, enquanto pintava, apesar do perigo de queimar-se.

Quando produziu Noite Estrelada, Van Gogh encontrava-se no sanatório, por vontade própria, há quase um mês. Durante um ano permaneceu no local, existindo contínuas oscilações em sua saúde.  Apesar de muitas vezes aparentar tranquilidade e ternura em suas cartas ao irmão Theo, o artista convivia com profundas crises de depressão.  A tela em ora em estudo é o resultado do agravamento de seu estado mental desequilibrado. O pintor estava à época com 37 anos de idade.

Van Gogh, ao optar por ficar num sanatório, ganhou regalias que não eram dispensadas aos outros companheiros do lugar. Era-lhe permitido deixar o lugar para pintar sempre que quisesse. A princípio contentou-se com o ambiente em volta do sanatório, depois foi ganhando coragem e aventurando-se por lugares mais distantes. Gostava de observar o mundo do lado de fora, assim como a forma grotesca da vegetação e das rochas, de modo que as representava distorcidas e desfiguradas, tal e qual elas se mostravam. No entanto, o quadro intitulado Noite Estrelada foi pintado recorrendo à memória e à imaginação, antes de ganhar confiança e superar o distanciamento entre o mundo exterior e o sanatório.

Esta tela, segundo analistas da obra de Van Gogh, demonstra uma energia nunca vista em outra obra do pintor e possivelmente em toda a história da pintura. Karl Jaspers, filósofo e psiquiatra alemão, no seu estudo sobre Van Gogh, assim analisa: Os objetos, como coisas individuais, desaparecem para se converter em redemoinhos.

A olharmos para a tela Noite Estrelada, temos a sensação de que o pintor observava tudo de um ponto no alto, mas ele já não quer dizer nada, no sentido de perpetuar o que vê. É levado apenas a exprimir o que sente, ou o que se passa em sua alma conturbada. Seu incandescente e sinuoso cipreste parece querer atingir o céu, enquanto a lua explode-se em esplendor. À direita está um agrupamento de oliveiras, formando uma densa nuvem. As estrelas também ganham a posição de sóis. A cidadezinha parece insignificante lá embaixo, com um pouco de luz aqui e acolá. Apesar de frágil, só o pináculo da torre da igreja parece desafiar o céu. As aspirais de luz traduzem toda a energia do quadro, como se quisessem abraçar ou expulsar tudo que delas se aproximam.

Noite Estrelada é uma das mais belas visões já criadas do céu noturno. A estrutura da pintura é dinâmica, ondulada. O céu parece em movimento e a lua e as estrelas espalham seu brilho em forte amarelo. Se olharmos a pintura com intensidade, somos levados a sentir os movimentos que dela emanam, pois tudo ali parece ganhar vida. Alguns estudiosos veem nesses traços luminosos a representação da nossa Via Láctea.

Van Gogh entregava-se por inteiro a tudo que fazia, de forma que a força de sua compulsão criadora não era capaz de conter-se dentro de moldes preestabelecidos. Ao contrário, vergava-se à sua vontade. Dentro dele, como em Noite Estrelada, tudo era movimento e agitação. É possível sentir esse turbilhão que não se acalmava nunca, através de seus traços desinquietos e exasperados, acompanhando as marcas deixadas por seus pinceis e espátulas, apesar do tempo que nos separa dele.

Ficha técnica:
Data: 1889
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 73 x 92 cm
Localização: Metropolitan Museum of Modern Art, Nova York, Estados Unidos

Fontes de pesquisa:
Mestres da Pintura/ Editora Abril
Grandes Mestres da Pintura/ Coleção Folha
Van Gogh/ Editora Taschen
Van Gogh/ Girassol
Para Entender a Arte/ Maria Carla Prette

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8 comentaram em “NOITE ESTRELADA (Aula nº 89 C)

  1. Marinalva Autor do post

    Lu

    Noite Estrelada – a árvore com um alto topo, montanhas e um povoado são belos, mas o que chama mais a minha atenção é o céu azulado e a cor das estrelas de um amarelo forte na noite escura. O céu parece estar agitado, por causa das formas arredondadas, como ondas , porém refletem luz e beleza. Van Gogh sentia – se muito sozinho e um pouco nervoso, enquanto pintava. O que não importa em nada, pois sua obra é interessante e bela.

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    1. LuDiasBH Autor do post

      Marinalva

      Van Gogh foi realmente um pintor solitário. Sua vida foi de muita tristeza. Até para fazer a sua arte teve que passar por grandes dificuldades. Sua obra é mesmo maravilhosa, cheia de sensibilidade.

      Abraços,

      Lu

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  2. Hernando Martins

    Lu

    A obra “A noite estrelada” de Van Gogh é uma das mais importantes da sua vida artística. Ele foi um pós-impressionista e pioneiro da arte moderna. Essa obra foi esboçada num quarto de um hospício, pois o artista tinha problemas depressivos e surtos psicóticos. É uma materialização dos sentimentos mais profundos de uma mente genial, talvez isso possa ter levado o pintor à loucura, excesso de sentimentos emotivos aflorados. Suas pinceladas são fortes. As nuvens circulares em sentido horário dão a impressão de movimento e profundidade. O cipreste é um elemento usado em suas obras. Simbolicamente era utilizado nos caixões romanos e sarcófagos egípcios, simbolizando o fim da vida. A vila vista na obra não fazia parte do cenário real da vista da janela, ele a acrescentou, provavelmente como lembrança da sua infância numa vila holandesa. As estrelas grandes no céu, antes do crepúsculo, são um elemento mais abstrato e há certa desproporção no seu tamanho, como forma de reflexão da relação da terra com o céu. É uma obra brilhante,digna de um gênio que foi mal entendido em sua época.

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    1. LuDiasBH Autor do post

      Hernando

      É impressionante a qualidade de seus comentários, após nos aprofundarmos no estudo da HISTÓRIA DA ARTE, o que me deixa imensamente feliz. Você tem sido um aluno genial, muito comprometido com as aulas. Parabéns pela profundidade do comentário.

      Abraços,

      Lu

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      1. Hernando Martins

        Lu

        Obrigado pela parte que me toca! O seu curso está sendo muito importante no sentido de proporcionar conhecimentos fantásticos sobre a História da Arte.

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        1. LuDiasBH Autor do post

          Hernando

          Os elogios são mais do que merecidos. É um prazer tê-lo como participante do curso.

          Abraços,

          Lu

  3. Adevaldo R. de Souza

    Lu

    Obrigado por descrever com notoriedade esta esplêndida obra de Van Gogh com sua sensibilidade de expressar o cotidiano de sua vida. Parece que o sanatório – onde hoje possui uma ala com seu nome – deu-lhe novas energias, mostradas na força do vento e sobre as nuvens nesta obra, usando graduações precisas de luminescência com cores claras, diferente das obras mostradas anteriormente no curso. Destaco na obra: agitação das estrelas com intensos redemoinhos de luminosidade; lua que propaga por toda a tela, dando uma sensação de derretimento; espirais de luz como uma enorme onda, dando uma sensação de vertigem; agrupamento de casas de forma tímida, pressionado pela força cósmica; vale com reflexos dourados; cipreste flamejante quase com labaredas lambendo a noite.

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    1. LuDiasBH Autor do post

      Adevaldo

      “Noite Estrelada” é sem dúvida uma das mais belas obras da história da arte, conhecida em todo o mundo, enfeitando muitos escritórios e casas. Van Gogh passa para a tela tudo aquilo que ia por sua mente conturbada, mas capaz de gerar criações maravilhosas, tamanha era a sensibilidade que detinha. A sua descrição está perfeita. Noto que cada vez mais se insere no mundo da arte, botando a sua sensibilidade para fora.

      Abraços,

      Lu

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