Autoria de Lu Dias Carvalho
Como já estudamos anteriormente, a arte do norte europeu não tinha o mesmo interesse que a arte italiana em relação à beleza e à harmonia, ideias presentes numa obra. Contudo, não se pode dizer que essas duas escolas — a italiana e a nórdica — desenvolveram-se separadamente. Sendo a Itália um grande centro artístico, era comum que os artistas nórdicos ali fossem vez ou outra. Os mestres italianos também costumavam transitar por outras partes da Europa. O artista francês Jean Fouquet (c.1420-1480) — o principal pintor francês do século XV — é um desses exemplos. Quando jovem, ele visitou a Itália, tendo em 1447 pintado o papa em Roma. A pintura que ora estudamos foi pintada logo após o seu regresso à França. Primeiramente é necessário acessar o link Fouquet – O DÍPTICO DE MELUN e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.
Obs.: Os participantes devem ler integralmente o texto indicado pelo link, para aguçar a sua capacidade de interpretação de obras.
- A Virgem de Melun — também conhecida como Virgem com o Menino e Anjos ou Mandona e o Menino — é a parte complementar de um ……….. que tem hoje suas partes separadas, localizadas em diferentes cidades.
- tríptico
- quadro
- dípitico
- painel
- A ilustração acima mostra o Díptico de Melun em sua forma original. O painel à direita é denominado:
- O Doador Devoto
- Madona e o Menino
- Os Santos e o Doador
- A Virgem e seu Filho
- O santo responsável por encomendar o doador à Virgem é:
- São Francisco
- Santo Antônio
- São Sebastião
- Santo Estêvão
- Embora se trate de um tema ………………, com a presença de anjos, a representação translada do divino para a esfera do…………..
- sacro/ profano
- secular/ sagrado
- laico/ religioso
- cristão/ leigo
- Um dos seios bem modelados da Madona encontra-se à vista. A este respeito, apenas uma das alternativas abaixo está incorreta de acordo com o texto:
- O seio à vista não condiz com o tema, pois a criança não está mamando.
- Alguns críticos têm para o peito nu de Maria uma explicação teológica.
- Os seios no século XV não eram vistos como uma imagem erótica.
- O seio da Virgem à mostra é em referência ao papel de Mãe e de intercessora.
- A testa de Maria, protuberante e raspada à navalha, tem a ver com:
- seu poder terreno
- a moda da época
- o estilo do pintor
- a exigência cristã
- A Virgem encontra-se num trono decorado com ouro, pedras preciosas e pérolas, transportado por um grupo de anjos azuis e vermelhos que preenchem:
- todo o lado esquerdo da obra
- o primeiro plano do quadro
- uma pequena parte da obra
- o restante da composição
- O tesoureiro usa um rico traje de festa na cor vermelha, todo forrado de pele, com duas grandes ombreiras e muitas dobras — vestimenta própria:
- dos funcionários do rei
- das festas religiosas
- dos nobres da época
- das poses para retratos
- O gesto do santo, apontando para o doador com o dedinho da mão direita, significa que:
- As preces do tesoureiro foram ouvidas.
- A misericórdia divina é para os bons.
- Sem fé não há misericórdia.
- As preces precisam ser enfáticas.
- O santo em questão é reconhecido pelos atributos que lhe são próprios:
- o crânio, o livro e o leão
- os Evangelhos e a pedra
- o Menino Jesus e a Cruz
- a espada, o cavalo e o dragão
- As cores azul, branco e vermelho, presentes na pintura, eram as cores do escudo do rei…………… de França.
- Felipe IV
- Luis XV
- Francisco I
- Carlos VII
- As figuras tranquilas e esculturais do artista mostram influências da arte italiana, enquanto a textura e superfície das coisas (pele, pedra, pano, mármore, etc.) são uma referência à tradição ………….. de Jan van Eyck.
- italiana
- românica
- nórdica
- gótica
- A técnica usada por Jean Fouquet foi:
- têmpera sobre madeira
- óleo sobre madeira
- têmpera sobre tela
- afresco
Gabarito
1.c / 2.b / 3.d / 4.a / 5.c / 6.b / 7.d / 8.c / 9.a / 10.b / 11.d / 12.c / 13.a
Obs.: Conheça mais sobre a vida do artista, acessando o link abaixo:
Mestres da Pintura – JEAN FOUQUET
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