Autoria de Lu Dias Carvalho
O pintor italiano Leonardo da Vinci é tido como uma das mais importantes figuras da arte ocidental. Embora tenha sido conhecido principalmente como pintor, era também cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Dentre os desenhos deixados por ele, o Homem Vitruviano (ou o Homem de Vitrúvio) tornou-se um ícone cultural. Sobre tal assunto ele afirmou: “Da mesma forma que o corpo humano oferece um círculo que o rodeia, também podemos encontrar um quadrado onde esteja encerrado o nosso corpo”. Primeiramente é necessário acessar o link Da Vinci – O HOMEM VITRUVIANO e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer pertinente:
- O Homem Vitruviano descreve uma figura masculina desnuda, separada e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num:
- quadrado e num triângulo
- quadrado e num retângulo
- círculo e num quadrado
- círculo e num retângulo
- Trata-se de um desenho encontrado nos diários do artista, feito por volta de 1490, que mostra o traçado e ………………… entre as diversas partes do corpo humano.
- as medidas
- as proporções
- o distanciamento
- a dinâmica
- Durante o Renascimento muitos artistas, arquitetos e tratadistas puseram-se a interpretar os textos vitruvianos, para fazer novas representações gráficas, mas nenhum deles conseguiu combinar de forma harmoniosa e matemática aquilo que propunha:
- Leonardo da Vinci
- Fillipo Brunelleschi
- o escultor Donatello
- Marcus Vitruvius Pollio
- Dentre os desenhos que foram feitos, a fim de alcançar tal objetivo, o de …………….. tornou-se o mais famoso e o mais difundido.
- Leonardo Da Vinci
- Giotto di Bondonne
- Fillipo Brunelleschi
- Paolo Ucello
- Ao examinar o desenho acima, o leitor notará que existem duas diferentes posturas, formadas pela combinação das posições:
- dos pés e das mãos
- da cabeça e do ombro
- dos braços e das pernas
- do tronco e da cabeça
- Todas as afirmativas acerca do desenho da figura humana estão corretas, exceto:
- A figura com braços e pernas em cruz está contida dentro do quadrado.
- A figura com braços e pernas abertos está contida dentro do círculo.
- A postura em cruz delimita os lados do quadrado, enquanto a postura com pernas e braços abertos delimita o círculo.
- O tronco da figura humana é o seu real centro de gravidade.
- Todas as afirmativas acerca do desenho estão corretas, menos:
- O umbigo da figura humana continua imóvel, embora pareça se mover.
- A área das duas figuras geométricas não é igual.
- A combinação das posições dos braços e pernas forma quatro posturas diferentes.
- As posturas são: braços e pernas em cruz, braços e pernas abertos, braços em cruz e pernas abertas, braços abertos (para o alto) e pernas unidas.
- O arquiteto romano que viveu em 1 a.C. apresenta no seu tratado sobre arquitetura uma descrição sobre as proporções do corpo humano, usando como unidade de medida:
- o dedo, o palmo e o antebraço
- o palmo, o pé e o braço
- o dedo, o pé e o antebraço
- o braço, o palmo e o dedo
- O arquiteto teórico Cesare Cesariano (Milão) entendeu a geometria descrita pelo antigo arquiteto romano, mas cometeu um erro ao relacionar as duas figuras, de modo que a figura humana ficasse inserida no centro das duas. Para que essa coubesse em sua construção, tendo como centro o umbigo, ele teve que esticar ………….., tirando, assim, a proporcionalidade descrita.
- pescoço e pés
- ombros e cabeça
- mãos e pés
- braços e pernas
- Todas as afirmativas sobre Leonardo da Vinci estão corretas, exceto:
- Não se prendeu à relação geométrica entre as duas figuras geométricas perfeitas.
- Usando os critérios de Donatello, corrigiu o que achava estar errado nas medidas.
- O centro do círculo à volta do “homo ad circulum” coincide com o umbigo.
- O centro do quadrado à volta do “homo ad quadratum” está à altura dos genitais.
- O desenho do Homem Vitruviano reafirma o grande interesse de Leonardo da Vinci pela:
- Ciência e Matemática
- Música e Ciência
- Arte e Astronomia
- Arte e Ciência
- O conceito da “Divina Proporção” (busca a definição das partes corporais do ser humano) foi muito procurado nas obras do:
- Renascimento
- Gótico
- Românico
- N.R. (n.d.r.)
- Sobre o Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci não podemos dizer que:
- É usado como referência estética de simetria e proporção no mundo todo.
- Não pode ser qualquer homem, ele deverá ter proporções bem específicas.
- Seu Homem Vitruviano tornou-se um ícone cultural.
- O pé do desenho descrito por Leonardo deve ser igual a 1/8 da altura do corpo.
Gabarito
1.c / 2.b / 3.d / 4.a / 5.c / 6.d / 7.b / 8.a / 9.c / 10.b / 11.d / 12.a / 13.d
Views: 72
Lu
O fato da busca da simetria e proporcionalidade arquitetônica por Vitruvius no ano I a.C, alerta-nos para as inúmeras “janelas” abertas, bem antes que muitos avanços se sucederam em diferentes áreas. Fatores econômicos, religiosos e costumes certamente puxavam para trás inúmeras possibilidades, conduzindo a estagnação criativa, até que ondas vigorosas, como o Renascimento, impulsionassem o crescimento criativo e novas descobertas.
Antônio
O homem sempre primou pelas buscas. Em todos os períodos da História da Humanidade descobertas foram feitas. Marcus Vitruvius viveu na Roma antiga, na Antiguidade. Essa busca pela perfeição e beleza já era vista na arte greco-romana, mas somente no Renascimento teve o seu maior esplendor.
Abraços,
Lu
Lu
Muito interessante a sua análise sobre o “O Homem Vitruviano” que representa a beleza, o equilíbrio, a harmonia das formas e a perfeição das proporções. Você acha que essa obra tem relação com o “Antropocentrismo”, que via os seres humanos como superiores e centrais, já que o desenho de Leonardo da Vinci retrata a perfeição geométrica do ser humano?
Adevaldo
Embora o desenho reportasse a um antigo arquiteto romano, Marcus Vitruvius Pollio, a retomada do assunto por Leonardo da Vinci estava correlacionada ao equilíbrio e à harmonia das formas tão buscadas durante o Renascimento. Não resta dúvida que o antropocentrismo, ao tirar o foco da religião e direcioná-lo para o homem, contribuiu muito para que trabalhos desse tipo fossem feitos.
Abraços,
Lu