Giotto – A LAMENTAÇÃO DE CRISTO

Autoria de LuDiasBH

giotto3

Este afresco de Giotto di Bondone é uma das pinturas mais comoventes e poderosas da história da arte. Foi pintado na parede da Capela Scrovegni, em Pádua, juntamente com outros afrescos sobre a vida de Cristo, a Virgem Maria e seus pais.

O pintor italiano, através da expressão facial e da atitude agoniada dos personagens e do emprego do espaço, conseguiu criar uma das cenas mais fortes vistas na representação da morte de Cristo. Ele mostra, neste afresco, personagens realistas e tridimensionais, quebrando a rigidez da composição bizantina e o espaço plano, ocupado por suas figuras, o que impedia o observador de se sentir ligado ao tema. De modo que o pintor, além de romper com as regras impostas pela arte bizantina, enleou o observador emocionalmente.

A composição acima apresenta o corpo de Cristo, que foi retirado da cruz, sendo rodeado por sua chorosa família e seus amigos, quase todos de cabeça baixa e de ombros caídos, pouco antes de seu sepultamento. A Virgem Maria, ponto central da pintura, segura o corpo do filho nos braços e dirige-lhe um olhar de profunda dor, quase encostando seu rosto no dele. O corpo longo e pesado de Jesus, contrastando com o tamanho da Virgem, parece tornar o sofrimento de sua mãe ainda maior.

São João Evangelista, postado à direita da Virgem Maria, com o corpo inclinado para a frente, abre os braços num gesto apaixonado, onde é visível a dor e a indignação, enquanto Maria Madalena, com os pés de Cristo no colo, acaricia-os e chora. E uma mulher, encurvada sobre o corpo de Jesus, segura-lhe as mãos e também chora. O rosto e as mãos dos personagens traduzem o principal foco de emoção, atraindo o olhar do observador.

É tamanha a emoção repassada pela obra do artista, que leva o observador a sentir que as duas personagens, situadas no primeiro plano, de costas, estão acometidas pela mesma dor profunda, visível na expressão dos demais personagens. O espaço aberto entre elas leva os olhos do observador diretamente para o foco da cena: Maria abraçada ao corpo do filho.

Apesar do sofrimento e da raiva que envolvem todo o grupo, os personagens portam-se com extremado respeito diante do corpo sem vida de Jesus. Embora expressivos, seus gestos não são teatrais. Doze anjos, espalhados pelo céu azul da composição, assistem à cena, embaixo, com grande pesar. Com os corpos contorcidos pela amargura, alguns abrem os braços, enquanto outros apertam o rosto com as mãos. Eles rezam ou choram, olhando desconsolados para todas as direções. O desespero dos anjos contrasta com a cena taciturna, vista embaixo.

Vários níveis de sentimentos são vistos na composição. A paisagem também repassa uma sensação de tristeza com sua árvore morta. Ela simboliza a frágil árvore do conhecimento do bem e do mal. Situa-se na diagonal, em oposição ao corpo de Cristo. Reforça a tristeza da cena e a perda da vida divina, assim como a ressurreição de Cristo, depois da morte. A proximidade da Virgem, de Maria Madalena e das mulheres, que ajudam a segurar o corpo, mostra a profunda humanidade do Salvador.

A colina em diagonal coloca os personagens sagrados no primeiro plano, aproximando a cena do observador. E também unifica os grupos separados. Apesar da tragicidade da cena, o movimento dos personagens é fluídico e suave. Com esta composição, Giotto antecede o uso da perspectiva, que só viria a ser totalmente desenvolvida cem anos depois.

Ficha técnica:
Data: 1305
Técnica: afresco
Dimensões: 185 x 200 cm
Localização: Cappella degli Scrovegni, Pádua, Itália

Fontes de pesquisa:
Grandes pinturas/ Publifolha
A história da arte/ E.H. Gombrich
1000 obras-primas/ Konemann
Tudo sobre arte/ Sextante

2 comentários sobre “Giotto – A LAMENTAÇÃO DE CRISTO

  1. LuDiasBH Autor do post

    Sonia

    Fico muito feliz ao saber que o blog ajudou-a em suas pesquisas.
    Ele é feito exatamente com esta intenção: ajudar as pessoas a conhecerem um pouquinho mais sobre arte.
    Por isso, tenho escritos sobre os mais diferentes pintores, em todos os tempos.
    E virão muitos outros.

    Peço-lhe que propague o Vírus da Arte & Cia. (virusdaarte.net) junto a seus amigos.
    Será um prazer recebê-los aqui.

    Grande abraço,

    Lu

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *