Van Gogh – TERRAÇO DO CAFÉ À NOITE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH Shiva1

Aqui está um quadro noturno, sem ter usado tinta preta, somente azuis, violetas e verdes maravilhosos. (Van Gogh)

Com frequência penso que a noite é mais rica e viva em cores do que durante o dia. (Van Gogh)

Esta obra de Van Gogh retrata a Praça do Fórum, em Arles. Trata-se de uma cena noturna, pintada no local. O artista tinha fascinação pelas noites provençais, cheias de estrelas, como podemos ver em Terraço do Café na Praça do Fórum (O Terraço do Café na Place du Forum, Arles, à Noite) e em Noite Estrelada sobre o Ródano.

Embora seja noite, o céu encontra-se todo pintado de azul, salpicado de estrelas de diversos tamanhos. As pinceladas deixadas pelo pintor estão bem visíveis, pois a superfície não é alisada, sendo possível acompanhar o rastro do pincel. Várias pessoas estão assentadas em frente ao café, tendo o garçom, de branco, em meio a elas. Algumas mesas e cadeiras encontram-se vazias na entrada do café. Outras estão espalhadas pela rua.

Alguns transeuntes conversam parados na rua. Um cavalo, que parece puxar uma carruagem, surge no centro da composição, em direção ao café. Tanto as pessoas que se encontram na rua, quanto o cavalo, recebem o reflexo amarelado da lâmpada a gás pendurada no café.

Van Gogh usou a perspectiva na metade inferior do quadro, atraindo o olhar observador em direção ao café. A composição apresenta duas fontes de luz: a natural, vinda das estrelas, e a artificial vinda do café, que se fundem, trazendo à obra uma luminosidade especial.

O café, e em especial o toldo, apresenta inúmeros tons de amarelo, que contrastam maravilhosamente com os diversos tons de azul. O verde também marca sua presença na tela. O vermelho está presente em pequena quantidade.

Dados técnicos:
Data: 1888
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 81 x 65,5 cm
Localização: Kröller – Müller Otterlo, Holanda

Fonte de pesquisa
Tudo Sobre Arte/Editora Sextante
Van Gogh/Coleção Folha do Estado de São Paulo
Van Gogh/Abril Cultural

2 comentários sobre “Van Gogh – TERRAÇO DO CAFÉ À NOITE

  1. Maria do Carmo

    Muito linda tamanha beleza, que fala de noites claras calmas e sem pressa. Usarei esta pintura para um trabalho de faculdade. Muito obrigada!

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Maria do Carmo

      Sou eu quem agradece a sua visita e comentário. Será sempre um prazer contar com sua presença. Volte sempre para conhecer outras obras.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *