Autoria de Lu Dias Carvalho
(Clique na imagem para ampliá-la.)
Embora Florença tenha sido o berço do Renascimento na Itália, Veneza foi tida como o maior centro de arte e sensualidade durante grande parte do século XVI. A cidade era muito rica em mecenas. Seu governo era republicano e sua governança exercida pelas famílias mais importantes, pelas várias confraternidades (scuole) e por ordens religiosas. O mecenato rivalizava entre si para ver quem contratava os mais famosos artistas e encomendava as mais belas obras. O objetivo do estado republicano e da Igreja veneziana era transformar Veneza numa rival de Roma, de modo que sua arte deveria expor seu talento cultural. O pintor veneziano Ticiano Vecellio — tido como o maior mestre do Alto Renascimento em Veneza — foi um dos mais conhecidos. Ele foi muito influenciado pelos escritos clássicos e pela mitologia. Fez pinturas sensuais de Vênus, Danae e do amor sagrado e profano, representando mulheres reais, criando novas maneiras de representar o nu feminino. A aula de hoje traz uma obra brilhante do artista. Primeiramente é necessário acessar o link Ticiano – BACO E ARIADNE e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.
Obs.: Os participantes devem ler integralmente o texto indicado pelo link, para aguçar a sua capacidade de interpretação de obras.
- A temática da obra em estudo é:
- religiosa
- histórica
- mitológica
- científica
- Ticiano pinta o exato momento em que Baco:
- Vê Ariadne correndo para o mar.
- Encontra Ariadne pela primeira vez.
- Ouve o grito amedrontado de Ariadne.
- Salva Ariadne das garras dos guepardos.
- As afirmações abaixo referem-se a ações retratadas na tela, exceto:
- Baco salta com seu manto flutuante.
- O céu azul está cheio de nuvens flutuantes.
- A embarcação do amante traidor navega ao longe.
- A comitiva de Teseu toca instrumentos e dança.
- Sobre a disposição dos personagens na tela não podemos dizer que:
- O artista não foi cuidadoso com sua distribuição.
- O artista se preocupou com a disposição dos mesmos.
- Os companheiros de Baco estão à direita da tela.
- Um jovenzinho sátiro está no centro da composição.
- Ao traçarmos duas diagonais na composição não poderemos afirmar que:
- A mão direita de Baco está praticamente no centro do quadro.
- Ariadne encontra-se sozinha no vértice do triângulo esquerdo.
- Baco e Ariadne estão inseridos no retângulo direito do quadro.
- Baco tem os pés perto dos amigos e o coração e a cabeça perto da amada.
- .O ponto focal da composição, atraindo para si o olhar imediato do observador, é:
- Ariadne
- Baco
- Leocoonte
- o cão
- A postura de Baco repassa a sensação de que ele se encontra:
- saltando
- voando
- correndo
- estático
- A torção do corpo e a mão erguida de Ariadne demonstram que ela:
- Pedia a Baco para parar a embarcação.
- Corria apressada para entrar no mar.
- Mostrava ao grupo o que fez Teseu.
- Virou a cabeça para olhar Baco.
- Na história original, no lugar dos guepardos existem dois:
- leões
- burros
- leopardos
- bois
- A única personagem que dirige o seu olhar para fora da tela é:
- Baco
- o jovem sátiro
- Laocoonte
- a bacante de branco
- A flor presente entre o pequeno sátiro e a cabeça de bezerro é uma alcaparra, tradicionalmente tida como o símbolo:
- do amor
- da traição
- da bondade
- da alegria
- No grupo de Baco encontram-se duas bacantes. A que se encontra mais próxima ao deus do vinho toca:
- harpa
- cítara
- saltério
- címbalo
- Um dos personagens presentes na composição encontra-se na mesma pose de Ariadne, sendo ele:
- Leocoonte
- a bacante de saia azul
- a bacante de branco
- a mulher tocando corneta
- O homem montado no burro é ………….., pai adotivo de Baco e também chefe dos sátiros.
- Príapo
- Sileno
- Pã
- Silvano
- A coroa de Ariadne, lançada ao céu por Baco e transformada numa constelação, possui …………. estrelas.
- oito
- nove
- sete
- treze
- Bem à direita da composição um personagem leva nos ombros um barril de vinho, lembrando a postura do mitológico …………….. (titã condenado por Zeus a sustentar os céus para sempre).
- Tétis
- Ceos
- Cronos
- Atlas
- A pintura é magistralmente colorida, com predominância do azul ………….. presente no céu, nas montanhas, nas vestes de Ariadne e na de uma das bacantes.
- royal
- ultramar
- petróleo
- turquesa
Melhore sua percepção: encontre a assinatura do artista na pintura.
Gabarito
1.c / 2.b / 3.d / 4.a / 5.c / 6.b / 7.a / 8.d / 9.c / 10.b / 11.a / 12.d / 13.c / 14.b / 15.a / 16.d / 17.b
Nota: Conheça mais sobre a vida do artista, acessando o link:
Mestres da Pintura – TICIANO VECELLIO
Views: 4
Lu
Como existiram pintores fantásticos! Cada obra maravilhosa que estou conhecendo aqui no curso! Falando em pintor, Tiziano Vecellio foi um grande pintor. Na pintura mitológica chamada Baco e Ariadne, ele mostra uma habilidade incrível.Uma composição alegre e animada, cheia de harmonia e equilíbrio. Usa a luz e rico brilho, unificando a cena em sua rica cor quente. Uma pintura estupenda, em todos os seus detalhes.
Marinalva
O Renascimento foi um período riquíssimo em grandes mestres e Ticiano foi um deles, tendo nos legado obras-primas. Esta obra é como você disse: Uma pintura estupenda em todos os seus detalhes.
Abraços,
Lu